As inundações na Líbia causaram uma devastação humana de mais de 3.800 vítimas fatais, trazendo tristeza e destruição ao país.

As fortes chuvas e inundações causadas pela tempestade Daniel na Líbia, ocorridas há cerca de duas semanas, resultaram em um saldo trágico. De acordo com um novo balanço divulgado pelas autoridades do país neste sábado (23), mais de 3.800 pessoas perderam a vida.

A cidade de Derna, localizada no leste do país, foi especialmente devastada pela tempestade. O último balanço provisório indica que pelo menos 3.845 pessoas morreram nessa região, conforme informou Mohamed Eljarh, porta-voz de um comitê responsável pelas operações de resgate, formado pelo governo oriental.

No entanto, vale ressaltar que esse número engloba apenas os corpos que foram sepultados e registrados pelo Ministério da Saúde. Eljarh alertou que o balanço tende a aumentar, uma vez que ainda não foram contabilizados os corpos enterrados por moradores pouco depois da catástrofe.

Além disso, autoridades e organizações humanitárias internacionais estimam que mais de 10.000 pessoas ainda estão desaparecidas devido às inundações provocadas pela tempestade Daniel.

A região de Derna, que possui uma população de aproximadamente 100 mil habitantes e está situada às margens do Mar Mediterrâneo, foi a mais afetada pela tempestade. Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 43.000 pessoas tiveram que deixar suas casas em decorrência das enchentes.

A Líbia, um país que enfrenta divisões desde a queda do líder Muammar Gaddafi em 2011, possui duas administrações rivais. Uma está em Trípoli, no oeste, reconhecida pela ONU e liderada por Abdelhamid Dbeibah. A outra está no leste e é representada pelo Parlamento, afiliado ao marechal Khalifa Haftar.

Diante dessa tragédia, é fundamental que sejam intensificadas as ações de resgate e de assistência às vítimas. A comunidade internacional deve se mobilizar para fornecer apoio humanitário e contribuir com a recuperação dessas regiões afetadas pelas inundações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo