Recifense cria startup Hefesto para buscar tecnologias inovadoras e melhorar a vida de pessoas com deficiência.

A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, oferecendo facilidades e soluções inovadoras para diversas situações. Seja através de automações domésticas ou aplicativos de mapas, a tecnologia tem se mostrado uma aliada importante no dia a dia. No entanto, seu potencial vai além de pequenos auxílios diários e pode ser de fundamental importância para melhorar a vida de pessoas com deficiências motoras, visuais ou intelectuais.

Em busca dessas soluções tecnológicas, o recifense Arthur Ximenes, co-criador do site Hefesto, tem se dedicado a encontrar e desenvolver tecnologias inovadoras para pessoas com deficiência. A plataforma, fundada na Europa por Arthur e Gustavo Kelsch, empresa especializada em buscar tecnologias inovadoras para pessoas com deficiência e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Arthur, que nasceu com uma condição chamada mielomeningocele, uma malformação congênita na coluna vertebral, sempre teve como foco encontrar melhorias que pudessem agregar na vida de pessoas que enfrentam dificuldades semelhantes às suas. Frustrado com um mestrado em Paris, ele decidiu empreender e fundou o Hefesto com Gustavo. A ideia inicial era criar um marketplace para produtos novos e semi-novos, mas ao conhecer Lysa, um robô cão-guia criado por brasileiros para ajudar pessoas com deficiência visual, eles decidiram transformar o site em um e-commerce especializado nesse tipo de produto.

Atualmente, o Hefesto comercializa quatro produtos, como uma cadeira de rodas off-road, um mouse que funciona com o movimento da cabeça, uma lousa de composição musical para pessoas com deficiência intelectual e a própria Lysa. Os sócios têm planos de aumentar o catálogo para 16 produtos até o fim do ano. Para selecionar os produtos a serem comercializados no site, eles fazem uma análise de mercado e consideram as realidades de cada país.

Os resultados alcançados pelo Hefesto têm sido reconhecidos mundialmente. Arthur Ximenes foi eleito melhor CEO da França em 2023 na categoria de inovação tecnológica para pessoas com deficiência pelo site Europa Business News. Atualmente, o site recebe cerca de 30 mil visitas por dia e vende produtos para diversos países, com planos de expandir para a Coreia do Sul ainda este ano.

A atuação do Hefesto mostra o poder transformador da tecnologia quando aplicada de forma inclusiva, buscando soluções que melhorem a vida das pessoas com deficiência. Com uma equipe dedicada a encontrar e desenvolver tecnologias inovadoras, a startup recifense está contribuindo para a inclusão e possibilitando uma vida mais independente e autônoma para essas pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo