Consórcio Nordeste e Banco Mundial assinam acordo para impulsionar a transição energética na região

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e o Banco Mundial assinaram nesta segunda-feira um memorando de entendimento para desenvolver áreas consideradas chave em sustentabilidade nos nove estados do Nordeste. O objetivo da parceria é promover a transição energética na região, financiando projetos relacionados ao desenvolvimento do hidrogênio verde, geração de energia eólica, preservação da Caatinga, energia solar, água, saneamento, engajamento comunitário e desenvolvimento digital.

O Banco Mundial irá assessorar os estados na elaboração de um plano de transição energética, que será desdobrado em planos locais com operações de financiamento. Esse protocolo de intenção é um primeiro passo para impulsionar a transição energética na região, buscando formas de gerar energia limpa e renovável de forma harmônica e regulamentada.

O governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo, ressaltou o potencial da região no campo da geração de energias limpas e renováveis, especialmente no que se refere à produção de hidrogênio verde. Azevêdo destacou a importância de uma abordagem que promova a inclusão social e a distribuição da riqueza gerada pela transição energética, de modo que beneficie aqueles que mais precisam.

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, enfatizou que o país tem grandes oportunidades de se tornar um líder global na transição energética. Ele afirmou que o Banco Mundial compartilhará suas experiências com outros projetos realizados em diferentes partes do mundo, a fim de auxiliar o Brasil a alcançar níveis de crescimento e produtividade mais altos.

Além do apoio ao desenvolvimento de energias limpas, o Memorando de Entendimento também prevê a cooperação na área digital. Serão promovidas trocas de conhecimento e financiamento de infraestrutura pública digital, com o objetivo de expandir a conectividade na região, desenvolver plataformas digitais, criar melhores práticas em segurança cibernética e fomentar o desenvolvimento de habilidades digitais.

Essa parceria entre o Consórcio Nordeste e o Banco Mundial é um passo importante para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região, visando não apenas a geração de energia limpa, mas também a preservação do meio ambiente e a promoção da inclusão social. Com o apoio do Banco Mundial, o Nordeste brasileiro tem o potencial de se tornar um grande player na transição energética, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e gerando benefícios econômicos e sociais para a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo