Comitê Paralímpico Brasileiro divulga lista de convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nesta terça-feira (26) os nomes dos primeiros 169 atletas convocados para representarem o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, que acontecerão entre os dias 17 e 26 de novembro. Essa primeira leva de convocados inclui nomes importantes do cenário paralímpico brasileiro, como Leomon Moreno, jogador de goalball de Brasília, que conquistou a prata em Londres 2012, o bronze no Rio 2016 e o ouro em Tóquio 2020. Mariana D’Andrea, halterofilista de São Paulo, também foi convocada. Ela conquistou o ouro na categoria até 79 quilos no Mundial de Dubai 2023 e até 73 quilos em Tóquio 2020.

Outro nome de destaque é Nathan Torquato, lutador de taekwondo de São Paulo, que foi o primeiro medalhista de ouro na categoria até 61 quilos pela classe K44 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Wilians Araújo, judoca paraibano e campeão mundial em Baku 2022, também está entre os convocados, assim como Danielle Rauen, mesatenista catarinense, que conquistou o bronze por equipes em Tóquio 2020 e foi bicampeã parapan-americana em Lima 2019 e Toronto 2015.

O presidente do CPB, Mizael Conrado, destacou a confiança no desempenho dos atletas brasileiros: “O Brasil novamente vai tentar manter a hegemonia no continente, por isso temos muita confiança e orgulho desses atletas que representarão o nosso país em Santiago. A preparação que realizamos via Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, ou via os projetos que executamos em todos os estados do Brasil nos dá a certeza de que percorremos um caminho certo neste ciclo Parapan-americano e vamos chegar fortes”.

A primeira convocação abrange 10 modalidades, com destaque para o badminton, que teve 31 atletas convocados, seguido pelo ciclismo e futebol PC, com 14 convocados cada. Nas próximas duas semanas, serão anunciados os atletas de outras sete modalidades, incluindo atletismo, natação e tênis em cadeira de rodas.

Desde 2007, quando passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos, a delegação brasileira tem dominado o quadro geral de medalhas nos Jogos Parapan-Americanos. Nas últimas quatro edições, realizadas no Rio, Guadalajara, Toronto e Lima, o Brasil conquistou o primeiro lugar na classificação geral. Na última edição em Lima, a delegação brasileira fez história ao alcançar a marca de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. A expectativa é de que o Brasil continue com um desempenho sólido em Santiago e busque manter a tradição de liderança nos Jogos Parapan-Americanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo