Abrasel envia carta ao ministro pedindo retorno do horário de verão para impulsionar faturamento de bares e restaurantes.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) está fazendo um pedido ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para a volta do horário de verão no Brasil. De acordo com a entidade, essa medida tem um impacto direto no faturamento dos estabelecimentos desse setor, com um crescimento de 10% a 15%.

A Abrasel ressalta que essa medida movimenta a economia, principalmente nas áreas do comércio e do turismo. Isso ocorre porque os turistas geralmente aproveitam melhor os destinos, estendendo suas atividades até mais tarde. A associação também enviou uma carta sobre o mesmo assunto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do Turismo, Celso Sabino.

No entanto, na noite de ontem (27), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que não existem sinais de que a adoção do Horário de Verão será necessária neste ano. Ele explicou que isso só aconteceria se houvesse sinais e evidências de uma necessidade de segurança de suprimento elétrico no país. Atualmente, não existem tais sinais, uma vez que os reservatórios estão no melhor momento dos últimos 10 anos.

Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia divulgou informações afirmando que não há necessidade de implantar o horário de verão em 2023, graças ao planejamento seguro que o órgão tem implementado desde os primeiros meses do governo.

Vale ressaltar que o horário de verão foi criado em 1931, mas foi extinto pelo governo federal em 2019, baseado em estudos que apontavam sua pouca efetividade na economia energética. O governo também se baseou em estudos da área da saúde sobre os impactos da mudança no relógio biológico das pessoas.

É importante destacar que essa matéria foi ampliada às 21h para a inclusão de novas informações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo