A pesquisa revelou que 74,5% dos pesquisados têm o desejo de comprar presentes para o Dia das Crianças. Além disso, 26,6% pretendem comemorar em casa e 29,5% planejam fazer passeios ou viagens. A maioria dos consumidores (61,7%) pretende efetuar as compras na mesma semana da data comemorativa.
O valor médio dos presentes foi estimado em R$123 por consumidor, com variação de R$116 para mulheres e R$131 para homens. Os itens mais demandados pelos consumidores serão brinquedos ou jogos não eletrônicos (65,2%), seguido de roupas ou acessórios de vestuário (24,5%) e calçados (10,9%).
Quanto aos locais escolhidos para a compra dos presentes, 55,8% dos consumidores planejam comprar no comércio tradicional, 42,4% em shoppings centers e 13,2% no comércio eletrônico. É importante ressaltar que os consumidores podem escolher mais de um canal de compra, o que explica o somatório dos percentuais.
Na forma de pagamento, 56% dos consumidores preferem pagar à vista, utilizando dinheiro, Pix ou cartão de débito. Já 57% utilizarão o cartão de crédito. Além disso, a pesquisa revelou que muitos consumidores optarão pelas praias, parques e praças como atividades recreativas, pois não há custos de acesso, seguindo o desejo de restringir o consumo.
Para os varejistas pernambucanos, a pesquisa traz boas notícias. A expectativa é de crescimento nas vendas em relação ao ano passado. 58,6% dos empresários do varejo tradicional acreditam que as vendas serão maiores, enquanto nos shoppings centers esse percentual é de 67,2%. No segmento de alimentação, 42,7% dos entrevistados esperam vender mais no Dia das Crianças deste ano.
Os empresários utilizam estratégias de venda, como o uso da internet e redes sociais, principalmente no comércio tradicional, e o incentivo à equipe de colaboradores nos shoppings centers. Os varejistas estimam um crescimento de 11,4% no comércio tradicional e 11,6% nos shoppings centers.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, destaca a importância de os varejistas estarem atentos às estratégias de vendas e às preferências de pagamento dos consumidores. Além disso, aproveitar o momento de recuo inflacionário e avanço na atividade do comércio no estado pode atrais mais consumidores. O uso de plataformas digitais também pode ser uma aliada na divulgação da marca e apresentação dos produtos e serviços aos consumidores.