Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia supera marca de 1,5 mil doadores de tecidos musculoesqueléticos em Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Nesta quarta-feira (27), comemora-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos, e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Ministério da Saúde, tem o que comemorar. O Into superou a marca de 1,5 mil doadores de tecidos musculoesqueléticos, que incluem ossos, tendões, meniscos e cartilagens. O chefe do Banco de Multitecidos do Instituto, Rafael Prinz, ressaltou a importância dessa conquista: “É uma virada importante, que abrange todos os tecidos que a gente trabalha para captar para transplante”.

O Banco de Multitecidos do Into foi inaugurado em setembro de 2002, inicialmente focado apenas no trabalho com ossos e tendões. Mas ao longo dos anos, foram agregados outros tecidos, como globos oculares e pele. Atualmente, o banco envolve não só os tecidos musculoesqueléticos, mas também globos oculares e pele.

De janeiro a agosto deste ano, o Into registrou 215 captações de tecidos, entre córneas, pele e tecidos musculoesqueléticos, representando um aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior. Sendo assim, em 2022, o banco se tornou o maior fornecedor de tecidos para cirurgias ortopédicas no Brasil, com mais de 43% dos transplantes de tecido musculoesquelético realizados no país feitos com tecidos disponibilizados pelo Into.

Para o futuro, a meta do banco é aumentar o número de córneas captadas. Atualmente, a fila de transplantes no estado do Rio de Janeiro conta com cerca de 4 mil pessoas à espera de uma córnea. O médico Rafael Prinz destaca a importância da doação e da conscientização da população para ajudar a mudar essa situação.

Além do aumento no número de córneas captadas, o Banco de Multitecidos do Into também espera bater um recorde na captação de globos oculares este ano. Até agora, já foram captados 332 globos oculares, sendo que este seria o maior número desde a inauguração do Banco de Olhos em 2013.

Rafael Prinz explicou que uma única doação de tecidos pode beneficiar muitas pessoas. Por exemplo, dois globos oculares doados podem gerar quatro produtos, sendo duas córneas e duas escleras. Já cada captação de tecido musculoesquelético fornece, em média, 30 peças, como ossos, tendões e cartilagens, que podem beneficiar pelo menos 50 pessoas. Em relação à pele, são captados em média 1000 cm² por doador.

No entanto, apesar dos avanços, ainda há um grande desafio em relação à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. O índice de recusa familiar ainda é alto, tanto no estado do Rio de Janeiro quanto no Brasil. Por isso, é fundamental que as pessoas comuniquem aos seus familiares o desejo de serem doadores, para que a decisão seja respeitada.

O Banco de Multitecidos do Into desempenha um papel importante na captação, processamento e distribuição de córneas, pele e tecidos musculoesqueléticos para transplantes em cirurgias ortopédicas e odontológicas. Todo o processo, desde a captação até a distribuição do tecido, é gratuito. O instituto conta com equipes preparadas para realizar captações durante todos os dias do ano.

Em suma, o Dia Nacional da Doação de Órgãos é uma oportunidade para celebrar os avanços alcançados pelo Banco de Multitecidos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Com suas captações de tecidos musculoesqueléticos, o banco tem beneficiado milhares de pessoas, melhorando a qualidade de vida e proporcionando novas oportunidades de saúde e bem-estar. No entanto, a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos continua sendo fundamental para que mais vidas possam ser salvas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo