Alerta da Sbem: Uso de testosterona sem acompanhamento médico pode causar danos irreparáveis à saúde.

O uso indiscriminado de testosterona, conhecida popularmente como anabolizante, tem se transformado em um sério problema de saúde pública. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) vem alertando para os danos irreparáveis que essa substância pode causar ao corpo humano quando utilizada sem acompanhamento médico.

Os efeitos colaterais do uso de anabolizantes são diversos e podem afetar tanto homens quanto mulheres. Entre os mais comuns estão o aumento de acnes, queda de cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira, comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis.

Segundo o médico Renato Redorat, membro da Sbem e coordenador de Endocrinopatias da Associação Brasileira de Medicina e Saúde Sexual, os problemas causados pelo uso indevido de hormônios podem não ser percebidos imediatamente. “Quando você usa em doses acima do normal, os malefícios podem não acontecer no primeiro uso. Mas podem levar a malefícios no futuro: alterações cerebrais, comportamentais, agressividade, infertilidade. A dificuldade de você ter um filho lá na frente, muitas vezes, não é pensada pelo paciente”, destaca Redorat.

O médico ressalta que as consequências do uso de testosterona sem indicação médica são ainda mais graves nas mulheres. No Brasil, mais da metade dos usuários de anabolizantes são do sexo feminino. “Há malefícios e isso quando usado no homem. Imagina nas mulheres que hoje, no Brasil, são mais da metade dos usuários. Essas características serão mais deletérias para elas do que elas mesmo possam imaginar. Quando a gente faz reposição hormonal nas mulheres trans, nós sabemos que o uso da testosterona, mesmo em doses fisiológicas [equiparáveis às produzidas pelo organismo naturalmente], não vão gerar certos benefícios pelo uso em si, justamente pela base desse corpo, uma base feminina”, explica o especialista.

Os efeitos adversos do uso indiscriminado de anabolizantes também são destacados pelo Ministério da Saúde. Entre os problemas listados estão tremores, acne severa, aumento da pressão sanguínea, tumores no fígado e pâncreas, aumento da agressividade e consequentes comportamentos violentos. Além disso, os efeitos crônicos incluem redução na quantidade de esperma, calvície, crescimento irreversível das mamas e impotência sexual.

Nesta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a Operação Minotauro para combater o esquema de venda ilegal de anabolizantes. Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará. As investigações revelaram que encomendas provenientes da Holanda e da China continham testosterona em pasta, utilizada na fabricação dos anabolizantes.

Essa operação evidencia a gravidade do problema, demonstrando a necessidade de medidas rigorosas para coibir a venda e o uso ilegal de anabolizantes. Além disso, reforça a importância de conscientizar a população sobre os riscos à saúde do uso indiscriminado de substâncias como a testosterona, ressaltando a importância de buscar orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento hormonal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo