Apenas 52% dos recifenses pretendem comprar presente no Dia das Crianças, revela pesquisa do UniFAFIRE

O Dia das Crianças está se aproximando e é uma data importante para o comércio. Depois de um ano desafiador para a economia, o setor vê na data uma oportunidade de impulsionar as atividades e gerar movimentação financeira. Uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) buscou compreender um pouco mais sobre o comportamento de consumo das famílias da Região Metropolitana de Recife (RMR) em relação ao Dia das Crianças.

A pesquisa, coordenada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da UniFAFIRE, entrevistou 787 pessoas em diversos espaços públicos do Recife. Os participantes responderam a questionários estruturados que abordavam a intenção de compra de presentes, o valor que pretendiam gastar e se planejavam aproveitar o dia de folga para visitar parques ou praças públicas com as crianças.

Os resultados revelaram que cerca de 52% dos entrevistados (399 pessoas) pretendem comprar presentes para o Dia das Crianças, enquanto os demais (388 pessoas) afirmaram que não têm planos de adquirir presentes. A maioria dos que pretendem fazer compras pretende gastar mais de R$ 50. Além disso, a maioria dos entrevistados é do sexo feminino e parte significativa recebe até 2 salários mínimos.

O economista Tarcísio Régis, responsável pelo UniFAFIRE Inteligência de Mercado, aponta que esses resultados refletem a atual situação econômica, marcada pelo desemprego e dificuldades financeiras. Segundo ele, mesmo diante das adversidades, as pessoas estão fazendo um esforço para proporcionar um presente para as crianças.

A pesquisa também revelou um dado curioso: a intenção de visitar parques no Dia das Crianças é baixa. Apenas 26% dos entrevistados demonstraram interesse em aproveitar os espaços públicos como opções de lazer. Tarcísio Régis ressalta que esse resultado serve como um alerta para as autoridades, que deveriam incentivar o uso desses locais como espaços de entretenimento gratuitos e seguros.

Em resumo, a pesquisa do UniFAFIRE revelou que pouco mais da metade dos recifenses entrevistados pretendem comprar presentes para o Dia das Crianças, com foco em produtos acima de R$ 50. No entanto, a intenção de visitar parques nessa data é baixa, apontando para a necessidade de investimentos e melhorias nesses espaços públicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo