Caminhada silenciosa: a nova tendência do TikTok para melhorar a saúde mental

A influenciadora Mady Maio se tornou viral no TikTok ao compartilhar sua experiência em um passeio silencioso de 30 minutos. No vídeo, que acumulou quase meio milhão de visualizações, Mady descreve como inicialmente resistiu à ideia de seu namorado, pois sua ansiedade a impedia de se desconectar e aproveitar o momento. No entanto, ela decidiu experimentar a caminhada silenciosa e ficou surpresa com os resultados.

Ela descreveu os primeiros dois minutos como um “caos” mental, mas logo foi superado por um “estado de fluxo”. Ela percebeu que ao dar espaço para suas próprias ideias entrarem, elas começaram a surgir naturalmente. Essa caminhada silenciosa é uma recente obsessão no TikTok, combinando elementos de meditação e exercícios para melhorar a saúde mental.

Ao contrário da popular caminhada da “garota gostosa”, que envolve metas e agradecimentos, a caminhada silenciosa não exige multitarefa. É uma oportunidade para colocar um pé na frente do outro e simplesmente observar o mundo ao redor. Essa tradição antiga de caminhar em silêncio está enraizada na prática da atenção plena, onde as pessoas se concentram nas sensações físicas, pensamentos e emoções do momento presente, sem julgamento.

Arielle Lorre, criadora de conteúdo de Los Angeles, discutiu os benefícios da caminhada silenciosa em seu podcast e no TikTok. Ela afirma que a prática melhorou seu sono, a deixou mais calma e lhe proporcionou uma energia mais consistente ao longo do dia. Arielle ressalta que nos dias de hoje, onde estamos constantemente conectados aos nossos dispositivos digitais, caminhar silenciosamente se tornou relevante e necessário para nos desconectarmos e nos reconectarmos com nós mesmos.

Estudos mostram que caminhar apenas 10 minutos extras por dia pode levar a uma vida mais longa. Além disso, caminhar por 30 minutos em um parque urbano pode reduzir o tempo que permanecemos em pensamentos negativos e melhorar a criatividade, além de ajudar a evitar a depressão. A caminhada silenciosa pode ser uma forma de pausa para a mente e o corpo, permitindo que sonhemos acordados e descansemos de nossa constante mudança de atenção.

No entanto, nem todos estão convencidos da eficácia da caminhada silenciosa. Um estudo descobriu que as pessoas prefeririam não fazer nada a ter que passar um tempo sozinhas com seus pensamentos. No entanto, especialistas garantem que caminhar pode tornar esse tempo mais agradável e nos proporcionar uma oportunidade de estar em contato com nós mesmos.

Em uma sociedade cada vez mais voltada para o futuro e para a produtividade, é importante termos momentos para apreciar o presente e diminuir a pressão sobre nós mesmos. A caminhada silenciosa pode ser uma forma de nos reconectarmos com o mundo fora de nossos dispositivos digitais e desacelerarmos um pouco. Portanto, fazer uma pausa, desconectar-se e permitir-se caminhar em silêncio pode ser uma maneira eficaz de cuidar da saúde mental e buscar o bem-estar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo