ANS suspende temporariamente venda de 38 planos de saúde devido a reclamações de cobertura assistencial.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta terça-feira (3) a suspensão temporária da venda de 38 planos de saúde de dez operadoras devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. Essa medida, válida a partir de hoje, foi tomada após a análise das queixas recebidas no segundo trimestre de 2023.

Segundo a ANS, os consumidores devem ficar atentos e não contratar nenhum dos planos de saúde presentes na lista divulgada. Caso recebam alguma oferta desses planos, é importante que o consumidor denuncie à agência reguladora.

Essa ação da ANS faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que tem como objetivo acompanhar o desempenho do setor e proteger os consumidores. Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da agência, ressalta a importância dessa suspensão temporária: cerca de 394.313 beneficiários estarão protegidos, já que os planos só poderão voltar a ser comercializados se as operadoras apresentarem melhorias no monitoramento.

Além disso, a ANS também divulgou a lista de 12 planos de seis operadoras que poderão voltar a ser comercializados, após as análises feitas no mesmo período. Essa lista está disponível no site da agência.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é feito trimestralmente, com base nas reclamações recebidas pela ANS e no número de beneficiários dos planos de saúde. As queixas consideradas são relacionadas ao descumprimento dos prazos para consultas, exames e cirurgias, além da negativa de cobertura assistencial.

Somente no segundo trimestre de 2023, foram registradas um total de 58.035 reclamações de assistências prestadas pelos planos de saúde. Essas reclamações são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços e a proteção dos consumidores.

Para mais informações, dúvidas sobre a prestação de serviços pelas operadoras de saúde ou para fazer denúncias, os usuários podem entrar em contato gratuitamente com o Disque ANS, pelo número 0800 701 9656, ou acessar o site do Fale Conosco da agência reguladora.

É importante que os consumidores estejam atentos e conscientes na hora de contratar um plano de saúde, buscando informações e garantias de atendimento de qualidade. A ANS está sempre atuando para promover a melhoria do setor e a defesa dos direitos dos beneficiários.

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