Repórter Recife – PE – Brasil

Enem 2023: Estudantes se preparam para provas e devem estar atentos aos aspectos práticos e documentação necessária.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 está se aproximando e os estudantes estão se preparando para as provas. Além de se dedicar aos estudos, é importante ficar atento aos detalhes práticos para a realização do exame, como a documentação exigida e o que pode ou não ser levado para o local das provas.

Diferentemente dos anos anteriores, o Enem deste ano será realizado em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, os participantes responderão questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e ainda escreverão uma redação. Já no segundo dia, serão as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

A abertura dos portões acontecerá às 12h e o fechamento às 13h, seguindo o horário de Brasília. O início das provas está marcado para as 13h30 nos dois dias, porém, as provas terão horários de término diferentes: no dia 5 de novembro, encerram às 19h, enquanto no dia 12 de novembro, terminam às 18h30.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma delas contendo 45 questões. As áreas do conhecimento abordadas são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Além disso, os participantes terão que escrever uma redação com no máximo 30 linhas, seguindo a estrutura dissertativo-argumentativa.

As questões do Enem são elaboradas por especialistas selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), seguindo a matriz de referência estabelecida pelo próprio instituto.

No dia do exame, é obrigatório levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, bem como um documento de identificação válido, tanto físico quanto digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento, caso seja necessário justificar a presença no exame. Documentos como Identidade, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação e outros podem ser utilizados para a identificação do participante.

É importante destacar também que o Inep incluiu os documentos digitais, como o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação Digital e o RG Digital, como validos para identificação dos participantes, desde que apresentados nos aplicativos oficiais correspondentes. Capturas de tela não serão aceitas como comprovantes de identificação.

Antes de entrarem na sala de provas, os estudantes receberão um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. Esse envelope deve ser mantido embaixo da carteira, com os aparelhos eletrônicos desligados. É importante ressaltar que qualquer participante que for flagrado com itens fora do envelope, como óculos escuros, bonés, canetas de material não transparente, entre outros, será eliminado do exame.

Além disso, é proibido portar bebidas alcoólicas, usar drogas ilícitas, cigarros ou qualquer derivado do tabaco no local das provas.

É fundamental que os estudantes estejam atentos a todas essas informações para que possam se preparar adequadamente e realizar o exame com tranquilidade.

Sair da versão mobile