16º Fórum da Longevidade debate envelhecimento e busca por uma vida longeva com qualidade

Na terça-feira (3), o grupo Bradesco Seguros promoveu o 16º Fórum da Longevidade, no Teatro Bradesco, em São Paulo. Com o tema “A cultura do cuidado ao longo da vida”, o evento teve como objetivo debater o envelhecimento da população e apontar os caminhos para uma vida longeva com qualidade.

O Fórum da Longevidade contou com a presença de especialistas em saúde, como o médico e gerontólogo Alexandre Kalache, a pesquisadora sênior da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, e profissionais em finanças do grupo Bradesco. Além disso, artistas como as atrizes Cissa Guimarães, Bruna Lombardi e Zezé Motta também estiveram presentes como palestrantes.

Segundo Kalache, com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida da população ultrapassa os 77 anos e é necessário que os mais jovens se unam aos mais velhos para combater o idadismo, preconceito por conta da idade. Ele ressaltou a importância de trazer mais vida aos anos e não apenas mais anos à vida, destacando que o idadismo é estruturante na sociedade brasileira.

Durante o evento, a apresentadora Xuxa Meneghel, de 60 anos, foi homenageada e falou sobre como a maturidade possibilitou um novo olhar para sua vida profissional. Ela expressou seu desejo de ser avó e realizar novos projetos, destacando que a idade não impede a realização de sonhos e conquistas.

Zezé Motta, de 79 anos, também foi homenageada no Fórum da Longevidade. A atriz, que possui mais de cinco décadas de carreira, afirmou que a alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos são importantes aliados para manter uma vida longeva.

O presidente da Bradesco Vida e Previdência, Jorge Nasser, ressaltou a importância de uma relação intergeracional para enfrentar os desafios do envelhecimento e destacou a necessidade de buscar alternativas de complementação de renda para o futuro.

Bruna Lombardi, de 70 anos, destacou a importância de aprender a administrar e equilibrar a inteligência emocional para manter a longevidade. Ela ressaltou a importância do autoconhecimento e de vencer os rótulos impostos pela sociedade.

O presidente da Bradesco Saúde e Mediservice, Manoel Peres, relatou como a empresa tem atuado para atender as demandas da população, enfatizando a importância da saúde para a qualidade de vida e a necessidade de priorizar a prevenção e a vida saudável.

O 16º Fórum da Longevidade promoveu um importante debate sobre o envelhecimento da população e reforçou a importância de uma vida longeva com qualidade. Com a presença de especialistas em saúde, profissionais do grupo Bradesco e artistas, o evento trouxe reflexões sobre o combate ao idadismo, a realização de sonhos na maturidade e a busca por uma vida saudável e equilibrada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo