Banco de Leite Humano da Fiocruz comemora 80 anos de dedicação à saúde materno-infantil e expansão da rede no país

O Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz) completa hoje 80 anos de fundação e de dedicação à saúde materno-infantil. Ao longo dessas oito décadas, a instituição teve um papel fundamental na expansão da rede de bancos de leite humano no país.

Na década de 1980, a instituição deu origem a apenas cinco bancos de leite humano. No entanto, desde então, o número de bancos e de postos de coleta tem se expandido constantemente. Atualmente, o Brasil conta com 229 bancos de leite e 234 postos de coleta, segundo informações da coordenadora do BLH do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva.

O estado de São Paulo é o que detém o maior número de bancos, com um total de 58, e possui ainda 50 postos de coleta. Já o Distrito Federal é a única unidade federativa que alcançou a autossuficiência em leite humano. Isso significa que todas as unidades hospitalares do DF são capazes de dispensar o uso de fórmulas alimentares, pois têm disponível um volume suficiente de leite humano doado para alimentar os recém-nascidos prematuros.

Os números também são expressivos quando se analisa o total de leite coletado em todo o país. Apenas no ano passado, foram coletados 234 mil litros de leite humano, doados por 196.757 mulheres e destinados a 222.750 crianças. Desde o ano 2000 até o presente momento, foram doados mais de 3 milhões de litros de leite humano, beneficiando 3.504.381 prematuros. Ao todo, mais de 3 milhões de mulheres foram doadoras, atendendo a 37.717.921 mulheres assistidas pelos bancos de leite.

A importância da doação de leite humano é destacada por mães que já passaram pela experiência, como a enfermeira Maíra Domingos, que foi doadora durante o primeiro ano de vida da filha e voltou a doar após o nascimento do segundo filho. Para ela, doar leite é “doar cuidado, esperança, em cada gota de leite, para todos aqueles bebês que estão na UTI neonatal e suas famílias”. Além disso, ela reforça que mesmo pequenas quantidades de leite doado são uma preciosidade para esses bebês.

As comemorações pelos 80 anos do Banco de Leite Humano tiveram início nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. A programação inclui apresentações das conquistas e planejamento para o futuro, além de discussões sobre o aleitamento materno e a tecnologia aplicada nos bancos de leite. Também está prevista a criação de um Observatório da Rede BLH, que acompanhará o crescimento da rede em tempo real.

A celebração dos 80 anos do Banco de Leite Humano também envolverá atividades regionais até 2024, ano em que coincidirá com o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e com o centenário do IFF. Nesse ano especial, serão promovidos o 7º Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e o 4º Fórum de Cooperação Técnica Internacional em Banco de Leite Humano, com o tema central “Quatro décadas de inovação, solidariedade e da construção da excelência em Bancos de Leite Humano”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo