Professor da Unicamp é acusado de agressão com faca a estudantes durante mobilização na universidade.

Um professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está sendo acusado de agredir estudantes com uma faca durante uma manifestação na manhã desta terça-feira (3). Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp, os alunos estavam passando nas salas para convocar os estudantes a participarem de uma greve aprovada em assembleia estudantil na segunda-feira (2), quando o professor supostamente agrediu dois jovens com uma faca e spray de pimenta.

De acordo com informações divulgadas pelo DCE nas redes sociais, um dos alunos estava avisando sobre a paralisação em uma sala quando o professor partiu para cima dele com uma faca, forçando-o a se defender sozinho contra o ataque. Posteriormente, o professor também teria investido contra outro aluno utilizando spray de pimenta. Vídeos divulgados pelos estudantes em redes sociais mostram o professor sendo levado por uma viatura da Polícia Militar, com o rosto coberto por uma camiseta.

O DCE divulgou um comunicado exigindo a demissão imediata do agressor e sua prisão, pois alega que ele cometeu um crime que tem testemunhas, fotos e vídeos. A reitoria da Unicamp também emitiu um comunicado repudiando os atos de violência praticados no campus e afirmou que além do inquérito policial, a conduta do professor será investigada por meio de procedimentos administrativos e as medidas cabíveis serão tomadas.

A direção da instituição também fez um alerta sobre o acirramento dos conflitos na universidade e ressaltou que a proliferação de atos violentos com justificativa ou motivação política não é saudável para a convivência entre diferentes. Por isso, neste momento, é necessário manter a calma e a serenidade para que os conflitos possam ser tratados de forma adequada e os problemas sejam solucionados.

Este incidente na Unicamp representa uma triste realidade que tem se repetido em diversas instituições de ensino ao redor do mundo. A violência e a agressão física não podem ser toleradas em nenhum ambiente, principalmente em um local que deveria ser um espaço de aprendizado e respeito. É fundamental que as autoridades competentes investiguem o ocorrido de forma imparcial e que as medidas cabíveis sejam tomadas para garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes. A Unicamp, como uma renomada instituição de ensino, precisa reforçar os valores de respeito e diálogo em sua comunidade acadêmica, para que situações como essa não se repitam no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo