Cidades brasileiras recebem torneio Pré-Olímpico de basquete feminino em busca de vagas para Paris 2024

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou hoje as chaves do torneio Pré-Olímpico de basquete feminino, e o Brasil enfrentará Austrália, Sérvia e Alemanha. O evento será sediado em Belém, no Pará, e acontecerá entre os dias 8 e 11 de fevereiro.

Com o objetivo de garantir uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados em Paris, a seleção brasileira estreará contra a Austrália, enfrentará a Sérvia e fechará sua participação diante da Alemanha. A Fiba ainda não divulgou os horários e dias exatos dos jogos, que serão disputados no Ginásio Guilherme Paraense, mais conhecido como Mangueirinho.

O técnico da seleção feminina, José Neto, reconhece a dificuldade do grupo em que o Brasil foi inserido, destacando a força das equipes adversárias. “Qualquer grupo que caíssemos seria muito difícil. Esse nosso, primeiro por ter dois europeus, é um grupo ainda mais forte, somando com a Austrália, que estava no pote 1, terceira no ranking mundial. São três equipes muito fortes, a Alemanha é a primeira vez, ficou em sexto no Europeu e ganhou essa chance de jogar uma Olimpíada, lembrando que o próximo Mundial feminino será na Alemanha. Então, um grupo muito difícil, mas acredito na possibilidade de classificar para a Olimpíada”, afirmou o treinador.

De acordo com o formato da competição, as equipes se enfrentarão dentro de suas chaves, e os três melhores se classificarão para os Jogos Olímpicos de Paris. Os grupos com França e Estados Unidos já têm dois classificados, além das seleções francesa e americana, que, por serem anfitriãs e atuais campeãs mundiais, já estão garantidas nos Jogos Olímpicos e também competirão nos Pré-Olímpicos.

Além de Belém, outras três cidades sediarão torneios Pré-Olímpicos femininos: Sopron, na Hungria; Antuérpia, na Bélgica; e uma cidade a ser definida na China. Essas competições ocorrerão no mesmo período e definirão os classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio no basquete feminino.

Com a definição das chaves, a expectativa agora é para o início do torneio Pré-Olímpico, que promete ser acirrado e emocionante. A seleção brasileira terá que mostrar seu melhor basquete para superar adversárias de alto nível e conquistar uma das vagas para as Olimpíadas de Paris. Os fãs do esporte aguardam ansiosos pela competição e pelo desempenho da equipe brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo