Severa seca na bacia do Rio Madeira leva ONS a recomendar declaração de escassez hídrica e retomada de térmicas em Rondônia

Em meio à condição crítica de seca na bacia do Rio Madeira, localizada na região Amazônica, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou que os órgãos competentes declarem uma situação excepcional e temporária de escassez hídrica para a região. Essa recomendação foi feita devido às previsões meteorológicas que indicam que essa situação não irá melhorar nos próximos dias.

O ONS ressaltou a importância de implementar medidas urgentes para garantir o suprimento de energia na região. Durante a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada na quarta-feira (4), o ONS também indicou a retomada das usinas térmicas Termonorte I e II, em Porto Velho (RO), como uma medida preventiva para complementar a demanda de energia nas regiões de Acre e Rondônia.

Outra medida acordada na reunião foi a realização de um estudo sobre a resiliência climática do sistema elétrico nos estados do Acre, Rondônia e Amapá. Esse estudo será coordenado pela Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, com o apoio do ONS e da Empresa de Pesquisa Energética. O objetivo dessa iniciativa é ampliar a capacidade de fornecimento de energia elétrica em cenários futuros de escassez hídrica e cheias extraordinárias na bacia do Rio Madeira.

Além disso, durante a reunião, foi aprovada a terceira revisão do Plano de Substituição do Parque Gerador do Sistema Elétrico de Roraima. Isso acelerará o processo de entrada em operação das usinas vencedoras do leilão da Aneel e a integração de Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional.

O ONS ressaltou que a severa seca nas bacias da Região Amazônica, resultando na estiagem mais grave nos estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas e Amapá, é o motivo por trás dessas decisões excepcionais. O órgão reafirmou seu compromisso com a gestão equilibrada de recursos, levando em consideração a segurança do sistema elétrico e a minimização do custo global da operação.

Embora a fonte do texto original não seja mencionada, é importante destacar a relevância da informação fornecida pelo ONS sobre a situação da seca na bacia do Rio Madeira e as medidas propostas para lidar com essa escassez hídrica. A seca na região Amazônica tem impactos diretos no abastecimento de energia elétrica, o que torna essas decisões urgentes e necessárias para garantir o fornecimento de energia para a população das regiões afetadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo