Círio de Nazaré em Belém: A maior procissão do Pará reúne milhões de fiéis e movimenta turismo na cidade

A cidade de Belém, capital do Pará, está a todo vapor se preparando para a procissão mais importante da festa que celebra a padroeira do estado, Nossa Senhora de Nazaré. Com uma tradição de 231 anos, o Círio de Nazaré ocorrerá neste domingo (8), e os festejos já começaram desde a terça-feira (3).

Os peregrinos já estão movimentando o setor hoteleiro e as casas dos belenenses, que esperam receber mais de 80 mil devotos de outros estados e países, além de milhares de fiéis vindos do interior do Pará. Os hotéis da cidade já registram uma taxa média de ocupação de 85%, com 100% de ocupação nos estabelecimentos localizados no percurso da procissão.

Artigos relacionados

Os festejos tiveram início com uma missa na Basílica Santuário, que abriu oficialmente as celebrações. Ao longo da semana, houve vigília, missas e preparativos para as romarias, que ocorrerão no sábado (6). As romarias terão partidas pela estrada, partindo da cidade de Ananindeua às 5h30, e pelos rios, a partir do distrito de Icoaraci às 9h. Para os motociclistas, a romaria partirá da Praça Pedro Teixeira às 11h30.

No sábado também acontecerá a Procissão da Trasladação, onde a imagem original da padroeira descerá do altar da Basílica Santuário de Nazaré e seguirá em direção à Catedral de Belém. Milhares de fiéis já estão se reunindo para acompanhá-la no trajeto, pagando promessas e cantando cânticos religiosos.

No domingo, a grande procissão do Círio de Nazaré acontecerá, e mais de 2,5 milhões de pessoas, entre devotos, curiosos e turistas, são esperados para o evento. A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará estima que essa seja a quantidade de pessoas que participarão do Círio este ano.

A festa vai além da fé, é também uma tradição que atrai pessoas de diferentes lugares. Muitos devotos vêm se hospedar em Belém, mas outros são hospedados pelas casas de parentes e amigos, como a professora de história Ana Dora Florenzano de Souza, que recebe dez hóspedes para participar de toda a programação da família.

“Ao todo, Ana recebe dez hóspedes que participarão de toda a programação da família, como a passagem das procissões da trasladação e o próprio Círio, que são assistidos em um apartamento ao longo do percurso. “Além de termos uma família religiosa e termos muita fé, nós aproveitamos o Círio para nos unirmos, confraternizarmos e nos revermos”, explica.”.

A prefeitura de Belém decretou ponto facultativo na segunda-feira (9), dia seguinte à procissão, para o funcionamento dos órgãos municipais. No entanto, os serviços essenciais à população serão mantidos, como os serviços de saúde emergenciais, coleta de lixo, mercados, cemitérios e a Guarda Municipal.

O Círio de Nazaré é uma festa que mobiliza a cidade de Belém, envolvendo não só os fiéis, mas também a população em geral, que se prepara para receber os visitantes e aproveitar os momentos de devoção e confraternização. A cada ano, a grande procissão se torna ainda mais grandiosa, sendo uma das maiores manifestações religiosas do Brasil.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo