CPMI do 8 de janeiro não foi derrubada, afirma Senado Verifica

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos do 8 de Janeiro continua suas atividades normalmente, mesmo diante de um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais com a informação falsa de que a CPMI teria sido derrubada. O programa “Senado Verifica: Fato ou Fake?” recebeu o pedido de checagem desse vídeo, que afirma que a estratégia do governo federal na CPI do dia 8 de janeiro teria sido desmantelada.

No entanto, essa afirmação não é verdadeira. A CPMI dos Atos do 8 de Janeiro ainda está em andamento e suas atividades podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, por meio da internet e do Youtube. A fase de depoimentos dessa comissão já foi concluída, e a leitura do relatório final está prevista para o dia 17 de outubro, de acordo com o cronograma divulgado pelo presidente da comissão, deputado Arthur Oliveira Maia.

Vale destacar que, em uma CPMI, o relator tem a responsabilidade de redigir o relatório final, mas nada impede que os demais integrantes apresentem outros relatórios, chamados de “votos em separado”. Esses votos são registrados e fazem parte do acervo de documentos da comissão, mas o único relatório final será o aprovado pelo colegiado.

A CPMI do 8 de Janeiro foi instalada em maio e tem prazo até 20 de novembro para concluir seus trabalhos, podendo ser prorrogada se houver aprovação nesse sentido.

Para acompanhar as atividades dessa comissão, é possível acessar a página da CPMI do 8 de Janeiro, onde as reuniões são transmitidas pela TV Senado e Rádio Senado. Além disso, as notícias sobre os trabalhos da comissão podem ser conferidas no portal Senado Notícias.

O programa “Senado Verifica: Fato ou Fake?” é um serviço da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado e combate às fake news. Para solicitar uma verificação, é possível entrar em contato por email, telefone ou WhatsApp.

Em conclusão, o vídeo que afirma falsamente que a CPMI do 8 de Janeiro foi derrubada não corresponde à realidade. A comissão está em andamento e suas atividades podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação oficiais do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo