Jovem casal morre afogado ao tentar resgatar cachorro em canal de irrigação na Argentina

Um casal de 27 anos morreu afogado na tarde desta quinta-feira enquanto tentava salvar seu cachorro em um canal de irrigação na cidade de Maipú, província de Mendoza, na Argentina. As vítimas foram identificadas como Gastón Navarro e Micaela Díaz. De acordo com testemunhas, o homem pulou primeiro para resgatar o animal, e sua companheira o seguiu, mas ambos acabaram sendo arrastados pela correnteza. O incidente foi testemunhado por um menor que os acompanhava.

A tragédia ocorreu no Parque Chachingo, na Rua Belgrano, um espaço verde movimentado localizado entre os distritos de Cruz de Piedra e Rodeo del Medio. O casal estava desfrutando de um dia ao ar livre com seu cachorro quando o animal, após ser picado por um inseto, caiu no canal de irrigação. O canal, que tende a ficar muito cheio, acabou arrastando tanto o cão quanto o casal.

Segundo relatos de testemunhas, o homem estava tentando resgatar o cachorro que estava preso no leito do rio e não conseguia sair sozinho. Ao perceber que seu namorado não estava conseguindo, a mulher também decidiu pular no canal, na esperança de ajudar. Infelizmente, ambos desapareceram arrastados pela correnteza.

A polícia foi acionada e chegou ao local junto com a equipe de emergência coordenada (SEC). Eles conseguiram encontrar os jovens, mas infelizmente não foi possível salvá-los. As vítimas foram submetidas à ressuscitação cardiopulmonar, mas não resistiram.

A Promotoria 10 da 10ª Delegacia de Polícia está investigando as causas do incidente, com a presunção de “morte por afogamento e asfixia”. A recorrência de acidentes desse tipo em canais de irrigação é comum, especialmente após períodos chuvosos, quando a correnteza é mais forte. As autoridades locais alertam para os perigos de entrar nos canais e pedem que os cidadãos evitem se aproximar dessas áreas.

O Ministério da Segurança e Irrigação vem realizando campanhas de conscientização para evitar mortes por afogamento, principalmente entre crianças e jovens. Medidas de controle e reforço de segurança nos corpos d’água da província também estão sendo adotadas para evitar novas tragédias.

Infelizmente, episódios como esse não são isolados. Em março do ano passado, dois homens morreram afogados no canal Pescara, também em Maipú. Esses casos trágicos mostram a importância de respeitar as regras de segurança e evitar entrar em áreas proibidas para banho. A violação dessas normas coloca em risco a vida das pessoas e afeta o funcionamento dos canais de distribuição de água.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo