Dengue atinge níveis epidêmicos em Bangladesh, com recorde de 1.030 mortes e mais de 210.000 casos confirmados

Bangladesh enfrenta sua pior epidemia de dengue neste ano, com um número recorde de 1.030 mortes e mais de 210.000 casos confirmados desde o início de 2023. O Hospital Mugda, localizado na capital Daca, está sobrecarregado com a grande quantidade de pacientes com dengue, com três das dez alas do estabelecimento completamente lotadas.

Nupur Akter, de 21 anos, está tentando alimentar sua irmã mais nova, Payel, que foi hospitalizada às pressas há duas semanas devido a “tremores incontroláveis”. No entanto, a criança não tem apetite e Nupur está preocupada com a piora do estado de saúde de sua irmã.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aumento no número de casos de dengue em Bangladesh é atribuído à mudança climática. A doença causa febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dores musculares e, nos casos mais graves, hemorragias que podem levar à morte.

O diretor do Hospital Mugda, Mohammad Niamatuzzaman, afirma que os clínicos gerais estão sobrecarregados e precisaram chamar seus colegas especialistas para ajudar no atendimento. Ele descreve a situação como uma “emergência de longo prazo”.

A epidemia de dengue também está afetando a economia e a vida das pessoas. Mohammad Sabuj, um joalheiro de 40 anos, conta que “quase cada família” em seu bairro tem alguém doente com dengue. Ele está preocupado com a saúde de seus filhos, já que um de seus amigos médicos faleceu devido à doença.

A hospitalização para tratar a dengue é gratuita, porém os pacientes precisam arcar com o custo de alguns medicamentos. Além disso, os serviços de análises médicas estão lotados e os laboratórios privados são muito caros para a maioria da população.

Um quarto dos pacientes com dengue internados no Hospital Mugda são crianças. Globalmente, 10% das mortes por dengue são de crianças menores de 15 anos.

Os cientistas acreditam que o surto de dengue em Bangladesh em 2023 é resultado da irregularidade das chuvas e das temperaturas mais quentes durante o período de monções, o que cria condições ideais para a reprodução dos mosquitos transmissores da doença.

O diretor do Hospital Mugda ressalta que agora estão chegando pacientes de áreas rurais onde nunca foram registrados casos de dengue anteriormente. Alep Kari, um homem de 65 anos que veio de uma região rural, revela que é a primeira vez que a febre afeta sua aldeia e muitas pessoas foram infectadas.

A difícil situação da epidemia de dengue em Bangladesh revela a urgência de medidas preventivas e de assistência médica adequada para enfrentar a doença e reduzir o número de mortes. As autoridades sanitárias do país devem intensificar os esforços para combater a dengue e garantir o acesso gratuito a tratamentos e medicamentos para a população afetada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo