Círio de Nazaré reúne multidão de fiéis em procissão histórica de número 231 em Belém (PA)

No último domingo (8), a cidade de Belém, no Pará, recebeu a 231ª edição do Círio de Nazaré, um dos maiores eventos religiosos do Brasil. Após a realização da missa das 6h, ministrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa na Catedral Metropolitana de Belém, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré iniciou a procissão, percorrendo uma distância de 3,6 km até a Praça do Santuário, onde o evento terminou por volta do meio-dia.

A expectativa dos organizadores e do governo do Pará era de que mais de 2 milhões de pessoas participassem do Círio de 2023, o que o tornaria o maior evento religioso do país e um dos maiores do mundo. Há mais de 200 anos, o Círio de Nazaré atrai multidões, reunindo romeiros de todo o estado do Pará e de outras regiões do Brasil, que vão cumprir promessas à Nossa Senhora de Nazaré. Esta procissão marca o encerramento de uma série de manifestações religiosas que começaram há várias semanas, apesar da abertura oficial das festividades ter sido na última terça-feira (3).

A imagem peregrina percorreu diversas cidades paraenses, e diversas romarias foram realizadas, incluindo a romaria fluvial, a romaria rodoviária e a moto romaria, que reuniu milhares de motociclistas. No sábado à noite, ocorreu a chamada Transladação, uma procissão que segue o caminho inverso do Círio e contou com a participação de aproximadamente 1,5 milhão de fiéis.

O momento mais aguardado dos festejos aconteceu no domingo, quando a tradicional corda do Círio, com seus 800 metros de comprimento, foi carregada junto com a imagem peregrina pelos devotos. Esta corda, que foi fabricada pela primeira vez no Pará, utilizando mais de uma tonelada de fibra de malva amazônica cultivada por agricultores de mais de 20 municípios paraenses.

Durante a celebração, muitos fiéis aproveitaram para agradecer pelas graças alcançadas. Rilson Cardoso, um trabalhador autônomo, levou sua esposa e filha para agradecerem pela conquista da casa própria. Ele disse: “É muita fé, eu vim lutando com minha esposa há um tempo para termos nossa casa própria e conseguimos. É muito emocionante, inexplicável. Só gratidão”. A técnica em radiologia Marília Barcelar também relata seu agradecimento pela recuperação dela e do filho: “Arthur teve catapora e adquiriu uma bactéria no sangue. Enquanto ele estava internado, descobri uma necrose no pulmão. Este ano, fui operada e retirei uma parte do pulmão. Viemos agradecer pela nossa saúde e recuperação”.

O Círio de Nazaré é uma manifestação católica em honra a Nossa Senhora de Nazaré, sendo realizado há 231 anos em Belém. A festividade recebeu o reconhecimento do Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo