Embaixada brasileira em Tel Aviv colhe dados de mil brasileiros interessados em voltar ao Brasil devido ao conflito em Israel

A Embaixada brasileira em Tel Aviv está empenhada em auxiliar os brasileiros que desejam retornar ao Brasil devido ao conflito que assola a região. Aproximadamente 1 mil brasileiros já preencheram um formulário online disponibilizado pela embaixada, demonstrando seu interesse em retornar ao país. É importante ressaltar que o preenchimento do formulário não garante a repatriação, sendo necessário aguardar a confirmação por parte das autoridades.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a maioria dos brasileiros que buscaram ajuda são turistas que se encontram em Israel. Estima-se que cerca de 14 mil brasileiros vivam no país, além de outros 6 mil na Palestina. No entanto, a grande maioria está fora da área afetada pelos ataques.

Com o intuito de facilitar o retorno dos brasileiros, o governo brasileiro reservou seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para a repatriação. Uma delas partirá ainda hoje com destino a Roma, na Itália, com o objetivo de trazer os brasileiros que pretendem deixar a Palestina ou Israel em decorrência do conflito.

Até o momento, foram identificados três brasileiros desaparecidos e um ferido após os confrontos. Todos são binacionais e estavam participando de um festival de música na região sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza. Felizmente, o brasileiro ferido já recebeu alta hospitalar e está se recuperando bem.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv divulgou em seu site um formulário de inscrição para os interessados nos voos de repatriação, que serão realizados assim que confirmados. Além disso, o governo brasileiro montou uma estrutura no Itamaraty para acompanhar a situação dos brasileiros na região.

Aqueles que precisarem de assistência emergencial podem entrar em contato com os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramala, disponíveis através dos números de telefone com Whatsapp divulgados. Outra opção é entrar em contato com o plantão consular geral do Itamaraty através do número fornecido.

É importante salientar que o governo brasileiro está atento à situação dos brasileiros em Israel e na Palestina, buscando garantir a segurança e o bem-estar de todos aqueles que se encontram na região. As autoridades continuam acompanhando os desdobramentos do conflito e fornecendo o apoio necessário aos brasileiros afetados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo