Trânsito é interditado para última etapa da requalificação da Ponte Giratória no Recife

A requalificação da Ponte 12 de Setembro, popularmente conhecida como Ponte Giratória, no bairro do Recife, está em sua etapa final. Neste domingo (8), a via no sentido Centro-Sul começou a ser interditada para que as condições estruturais da parte superior da laje sejam inspecionadas e possíveis patologias sejam identificadas e corrigidas.

No período da manhã, o trânsito fluiu normalmente, porém, parte do asfalto teve que ser removida para que a camada de concreto fosse analisada tecnicamente. Caso tudo esteja adequado, o local será reasfaltado e o tráfego será liberado ainda esta semana. A previsão é que as obras de requalificação sejam concluídas até o final do ano.

Para auxiliar os motoristas durante a interdição, cerca de oito agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) foram deslocados para a região. André Luís, gerente de área da CTTU, alerta que o trânsito deve se intensificar na parte da tarde, devido ao fluxo de pessoas que transitam pelo centro da cidade e buscam informações sobre rotas alternativas e estacionamento.

No sentido Sul-Centro, apenas veículos leves podem trafegar, já que apenas uma faixa está disponível devido à presença da ciclofaixa, que é tradicional nos domingos e feriados no Recife. Ônibus e outros veículos grandes que fazem esse trajeto serão desviados pela Avenida Martins de Barros, girando à direita na Ponte Buarque de Macedo para acessar o bairro do Recife.

A interdição da Ponte Giratória, embora gere transtornos para alguns motoristas, é vista com bons olhos pelo morador Thales Cabral. Mesmo com a necessidade de fazer um desvio em sua rota, ele entende que a obra é necessária para melhorar a cidade. Por outro lado, motoristas como José Marcos, que não foram previamente informados da interdição, lamentam a falta de orientação e planejamento.

Vale destacar que a requalificação da Ponte Giratória faz parte do programa de recuperação de pontes da cidade, que já beneficiou as pontes da Torre, do Derby, Motocolombó, além das juntas de dilatação de viadutos como os de Joana Bezerra, Via Mangue e Avenida Norte.

Com um investimento inicial de R$ 9,4 milhões, os principais serviços estão sendo feitos na parte inferior do tabuleiro da ponte, com a remoção da camada de nata de cimento e recomposição da seção estrutural. A obra também inclui a recuperação do tabuleiro da ponte, reconstituição de aço na superestrutura, recuperação do guarda-corpo e substituição de aparelhos de apoio.

Devido à intervenção na Ponte Giratória, 11 linhas de ônibus que passam pelo local terão seus trajetos alterados. O Grande Recife Consórcio de Transporte divulgou a listagem das linhas afetadas.

A Ponte Giratória conecta os bairros de São José e Recife, ligando a Avenida Alfredo Lisboa e o Cais da Alfândega ao Cais de Santa Rita. Com uma extensão total de 195,2 metros, a ponte é formada por um tabuleiro único contínuo e possui largura total de 22 metros, com faixas de rolamento, passeios para pedestres e guarda-rodas.

Com as obras em andamento, espera-se que a Ponte Giratória seja restaurada e ofereça mais segurança e conforto aos usuários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo