Ocupa Menina: Dia Internacional da Menina é celebrado com atividades no Cabo de Santo Agostinho

No dia 11 de outubro, Dia Internacional da Menina, o Centro das Mulheres do Cabo (CMC) promoveu o evento Ocupa Menina, com o objetivo de chamar a atenção para os direitos das meninas e mulheres adolescentes. O evento, que aconteceu no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), contou com diversas atividades alusivas à data, visando a promoção da igualdade de gênero em todo o mundo.

A programação incluiu uma caminhada pelas principais ruas da cidade, com a participação de crianças, meninas, jovens ativistas e estudantes da rede pública. O ponto de encontro foi a Praça do Jacaré, no centro da cidade, e a caminhada seguiu até a Câmara de Vereadores. Durante o evento, também foi apresentado o plano de enfrentamento à evasão escolar do município.

O Dia Internacional da Menina tem como objetivo refletir sobre as disparidades no acesso à educação, nutrição, direitos legais, cuidados médicos e proteção contra discriminação, violência e casamento forçado. A data é uma oportunidade de destacar a importância de garantir o pleno exercício dos direitos das meninas e reforçar a necessidade de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero.

Uma das participantes do evento, a estudante e ativista Iasmin Caroline, de 17 anos, ressaltou a importância do dia para garantir que os direitos das meninas sejam efetivados. Ela também pontuou a importância das políticas públicas para garantir a segurança e o direito das meninas.

É importante destacar que, no âmbito municipal, o Dia da Menina foi instituído através do projeto de Lei n°678/2022, sendo aprovado por unanimidade. A vereadora Gisele de Dudinha foi responsável pela criação da lei, que estabelece o dia 11 de outubro como o Dia Municipal da Menina.

Além do evento Ocupa Menina, as jovens ativistas do projeto Meninas em Movimento pela Educação também ocuparão os espaços de poder e promoção de políticas públicas entre os dias 16 e 20 de outubro. A ação conta com o apoio das Secretarias da Mulher, Educação e Programas Sociais do município.

O Dia Internacional da Menina é uma oportunidade fundamental para refletir sobre as desigualdades de gênero e promover a igualdade de direitos. Eventos como o Ocupa Menina são importantes para sensibilizar a sociedade e mobilizar ações que promovam a inclusão e a valorização das meninas em todas as esferas da sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo