Aeronave da FAB repatria brasileiros em Israel; 211 passageiros desembarcam em Brasília antes de seguirem para o Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira (11), a primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) usada para repatriar brasileiros em Israel chegou a Brasília por volta das 4h. São 211 passageiros no total, sendo que parte deles desembarcou na capital do país nesta madrugada e o restante deverá seguir para o Rio de Janeiro.

A operação de resgate, que começou no domingo, um dia depois dos ataques terroristas do Hamas, mobilizou um total de seis aeronaves da FAB. O conflito em Israel já deixou cerca de 3 mil mortos.

O governo informou que até sábado, 900 brasileiros devem ser repatriados e que a operação poderá se repetir na próxima semana.

De acordo com o comunicado do Itamaraty, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv recolheu os dados dos brasileiros interessados em retornar ao país através de um formulário online. A maioria deles é composta por turistas.

Na terça-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enfatizou o plano de diplomacia adotado pelo governo. Ele destacou que os voos de repatriação são uma grande manobra realizada em conjunto com a FAB, utilizando seis aviões militares para trazer os brasileiros que se inscreveram na Embaixada do Brasil. Estima-se que cerca de 2200 ou 2300 brasileiros serão resgatados. Vieira ressaltou o empenho do governo do presidente Lula em garantir a operação de retirada dos brasileiros.

No momento do embarque na aeronave em Tel Aviv, os brasileiros entoaram o cântico popularizado nos estádios de futebol do país: “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. Já dentro do avião, registros postados em redes sociais mostram que os brasileiros se uniram em oração.

É importante ressaltar que a situação em Israel continua tensa devido aos conflitos com o Hamas, e o governo brasileiro está tomando as medidas necessárias para garantir a segurança e o retorno dos cidadãos brasileiros ao país.

Esta operação de resgate é um exemplo da preocupação e do comprometimento do governo brasileiro em proteger seus cidadãos em momentos de crise no exterior. A FAB tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, possibilitando a repatriação dos brasileiros de forma segura e organizada.

O Brasil espera que a situação em Israel se normalize o mais rápido possível e que a paz seja restabelecida na região. Enquanto isso, a operação de repatriação continuará a ser realizada para garantir que todos os brasileiros em Israel possam retornar ao país em segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo