Grupo de brasileiros em escola católica de Gaza espera retorno ao Brasil e alerta Israel para não bombardear o local.

Um grupo de 13 brasileiros está atualmente alojado em uma escola católica na Faixa de Gaza, aguardando para retornar ao Brasil. Essa informação foi divulgada pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, nesta quarta-feira (11). A intenção do escritório é avisar ao governo de Israel sobre a presença dessas pessoas na escola, com o objetivo de protegê-los e evitar que a unidade de ensino seja bombardeada.

Essa medida se tornou necessária devido à escalada de conflitos entre as forças israelenses e o grupo terrorista Hamas, que atua na região. Após um ataque dos terroristas no último sábado, Israel iniciou uma contraofensiva e a situação na Faixa de Gaza se tornou extremamente perigosa.

Ao todo, 28 brasileiros residentes na Faixa de Gaza aguardam uma operação para serem retirados da área conflagrada e retornar ao Brasil. O grupo inicialmente era formado por 30 pessoas, mas duas desistiram de serem resgatadas.

O embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, explicou o motivo de hospedar apenas 13 integrantes do grupo na escola católica. “A fim de reuni-los e protegê-los, estamos hospedando 13 integrantes do grupo de brasileiros em uma escola católica: Sister Rosary School. Os restantes 15 preferiram aguardar em suas casas. Informaremos Israel deste fato, a fim que o local não seja bombardeado”, afirmou o embaixador.

Essa medida de segurança é fundamental, uma vez que os combates e bombardeios na região têm gerado preocupação em relação à integridade física dos brasileiros e de outras pessoas que estão na Faixa de Gaza neste momento. O contato com o governo de Israel é de extrema importância para garantir a segurança daqueles que estão presos nessa região em meio ao conflito armado.

Enquanto aguardam pela operação de resgate, o momento é de apreensão e incerteza para os brasileiros na Faixa de Gaza. A expectativa é de que a situação se resolva o mais rápido possível e que todos possam retornar com segurança ao nosso país. O governo brasileiro está empenhado em garantir a proteção e o bem-estar dos seus cidadãos no exterior, principalmente em situações de crise como essa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo