Padre Cícero Romão Batista será incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria por lei aprovada no Senado.

Na última quarta-feira (11), foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 14.693, que determina a inclusão do padre Cícero Romão Batista como herói do Brasil no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A lei teve origem a partir da proposta (PL 10/2020) da Câmara dos Deputados, sendo aprovada pelo Senado em 14 de setembro, com relatoria do senador Cid Gomes (PDT-CE).

Popularmente conhecido como Padim Ciço, Padre Cícero nasceu na cidade do Crato, no Ceará, em 1844, e foi ordenado padre em 1870. Ao longo de sua vida, ele desenvolveu um trabalho pastoral através de pregações, aconselhamentos, confissões e visitas domiciliares. O senador Cid Gomes destacou em seu relatório que a influência de Padre Cícero e seu reconhecimento como homem bom e caridoso foram enraizados na cultura nordestina. Diversas publicações, estudos e biografias revelam a dedicação de sua vida ao povo brasileiro.

Cid também ressaltou um momento marcante na história de Cícero Romão em Juazeiro do Norte, ocorrido em 1889. Durante uma comunhão geral oficiada pelo padre na Capela de Nossa Senhora das Dores, a beata Maria de Araújo teria testemunhado a transformação da hóstia em sangue. Esse milagre atraiu a atenção da região e tornou-se amplamente conhecido. Em 2022, a Igreja Católica autorizou o início do processo de beatificação de Padim Ciço, que já é considerado “santo popular” por muitos fiéis católicos.

Na cidade de Juazeiro do Norte, são realizadas festas e comemorações durante a Romaria de Padre Cícero, nos meses de março. O local é marcado por uma grande estátua do padre, e as datas que celebram seu nascimento e morte atraem romeiros de todo o Brasil.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria registra e homenageia os brasileiros ou grupos de brasileiros que se dedicaram e mostraram excepcional heroísmo na defesa e construção do país. O livro é composto por páginas em aço e é mantido no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Essa inclusão de Padre Cícero nesse importante registro é uma forma de reconhecimento pelo seu legado e contribuição para o Brasil.

É importante ressaltar que essa matéria foi reproduzida e é autorizada pela Agência Senado, desde que seja citada a fonte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo