Radioagência Nacional completa 19 anos levando informação gratuita a milhões de ouvintes em todo o Brasil.

A Radioagência Nacional completa 19 anos nesta quarta-feira (11), oferecendo um importante serviço para emissoras de todo o país. Emissoras comunitárias, públicas, universitárias e privadas têm acesso gratuito ao download de matérias, programetes, entrevistas, spots, podcasts e radiodocumentários produzidos pelo Radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), pela própria equipe da Radioagência Nacional, pelas rádios e pela Agência Brasil.

Esse material disponibilizado pela Radioagência Nacional chega às capitais e ao interior do país, alcançando os ouvintes por meio de computadores, celulares e até mesmo pelos antigos rádios de pilha. A cada mês, o conteúdo é replicado mais de 500 mil vezes e alcança cerca de 300 mil usuários, o que resulta em milhões de ouvintes impactados.

Em 2023, a Radioagência Nacional lançou o podcast Histórias Raras, que conta com duas temporadas. A primeira temporada revela as trajetórias de pessoas que enfrentam desafios diários e o alto custo financeiro e psicológico de viver com doenças raras, além dos esforços para conquistar espaços e implementar políticas públicas. Já na segunda temporada, o podcast aborda a vivência e os desafios de pessoas que descobriram sua neurodivergência somente na vida adulta. Essa produção está concorrendo ao Prêmio +Admirados da Imprensa, na Categoria Podcast, promovido pelo Hospital Albert Einstein.

Outra produção de destaque da Radioagência Nacional é a série Sala de Vacina, que mostra como as vacinas transformaram o Brasil e o mundo, tornando-se parte de nossa identidade nacional. Esse podcast foi lançado para celebrar os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Além disso, a Radioagência Nacional lançou o documentário Mães que Lutam – Um Tiro Roubou meu Filho: Mães que Lutam pela Vida da Juventude Negra. Nesse especial, é contada a história de mulheres negras periféricas que perderam seus filhos, crianças e adolescentes, para a violência policial. A partir de suas perdas, essas mulheres se tornaram ativistas lutando por justiça.

O veículo também obteve sucesso com o lançamento do Tira-dúvidas do Imposto de Renda, em maio de 2023. Essa produção gerou um grande número de acessos ao site da Radioagência Nacional, com 30 interprogramas que esclareceram dúvidas comuns e inusitadas sobre como fazer a declaração correta do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

A Radioagência Nacional foi criada em 11 de outubro de 2004, e desde 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação, tem como foco principal promover a cidadania e aprimorar a qualidade dos conteúdos, layout e navegação. Com 19 anos de história, a Radioagência Nacional continua desempenhando um papel fundamental no rádio brasileiro, fornecendo informações relevantes e de qualidade para milhões de ouvintes em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo