Treze brasileiros alojados em escola católica em Gaza aguardam retorno ao Brasil enquanto buscam proteção contra bombardeios

Treze brasileiros estão hospedados em uma escola católica na Faixa de Gaza, aguardando o retorno ao Brasil. Nesta quinta-feira, as primeiras imagens do grupo foram divulgadas. O Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, informou que vai comunicar o governo de Israel sobre a presença dos brasileiros na unidade de ensino, para evitar que ela seja bombardeada durante a contraofensiva do Exército israelense após um ataque do grupo terrorista Hamas.

Ao todo, são 28 brasileiros que aguardam uma operação para serem retirados da área conflagrada. Entre eles, estão 15 crianças. O grupo inicialmente era formado por 30 pessoas, mas duas desistiram de serem resgatadas. O embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, afirmou que a logística para a retirada já está pronta, com dois ônibus alugados e pontos de encontro definidos. No entanto, a autorização do Egito para cruzar a fronteira e a abertura da própria fronteira são necessárias, pois ela foi bombardeada três vezes.

A situação na Faixa de Gaza permanece tensa, com os ataques israelenses em resposta às ações do Hamas. A presença dos brasileiros na escola católica representa uma medida de proteção, já que o local será comunicado às autoridades israelenses para evitar que seja bombardeado. O objetivo é reunir e proteger os brasileiros enquanto aguardam a oportunidade de retornar ao seu país de origem.

A lista dos brasileiros que pretendem deixar a Faixa de Gaza e voltar ao Brasil inclui seis mulheres adultas, uma idosa, seis homens adultos e quinze crianças. A data exata da saída ainda é incerta, mas o embaixador afirmou que a maior parte dos preparativos já está concluída. Várias nações têm trabalhado junto com o Brasil para garantir a segurança e o retorno dos brasileiros, e espera-se que o processo seja concluído o mais rápido possível.

Enquanto isso, a comunidade internacional acompanha de perto a situação na Faixa de Gaza e faz apelos para uma redução da violência e para proteger a população civil. O conflito entre Israel e Hamas já resultou em muitas mortes e destruição, e a busca por uma solução pacífica e duradoura continua sendo um desafio. O Brasil está empenhado em fornecer todo o apoio necessário aos seus cidadãos na região e trabalhar para a construção de uma paz sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo