Grupo de israelenses retorna ao país para ajudar no conflito contra o Hamas, após convocação para o serviço militar.

Um grupo de 175 israelenses que estavam em países da América do Sul embarcou na tarde desta sexta-feira, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), de volta a Israel para ajudar no conflito contra o Hamas.

Esses israelenses foram convocados para o serviço militar do país, segundo o Consulado de Israel no Brasil, e viajam em um voo fretado financiado pela comunidade judaica brasileira e pela Keren Hayesod, organização de arrecadação de fundos para Israel presente em 45 países.

Antes de embarcar, brasileiros de dupla nacionalidade presentes no grupo relataram a vontade de retornar para ajudar de alguma forma no conflito. Um exemplo é o paramédico Daniel Taller, de 29 anos, que estava pesquisando povos indígenas na Colômbia e teve que retornar após ser convocado. Ele acredita que pode haver paz na região tanto para israelenses quanto para palestinos e declarou que os palestinos sofrem, mas não por causa de Israel e sim por causa do Hamas.

Também nesta sexta-feira, o terceiro grupo de brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) do conflito entre Israel e Hamas chegou ao Brasil. São ao todo 494 brasileiros resgatados em três aeronaves na Operação Voltando em Paz, do governo federal. A primeira aeronave trouxe 211 passageiros na quarta-feira, a segunda trouxe 214 e a terceira trouxe 69.

O governo informa que 900 brasileiros devem ser repatriados até sábado e estima que serão necessários 15 voos da FAB para trazer de volta os brasileiros que querem sair de Israel e outros países do Oriente Médio. Vale destacar que três brasileiros já perderam a vida nos conflitos em Israel.

É importante ressaltar que a situação no Oriente Médio é extremamente complexa e delicada, envolvendo anos de conflito e disputas políticas e religiosas. A retomada dos ataques entre Israel e Hamas nos últimos dias tem gerado grande preocupação mundial e esforços estão sendo feitos para garantir a segurança e o bem-estar da população envolvida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo