Linha 520 terá integração temporal a partir deste sábado no Terminal Integrado Macaxeira

A partir deste sábado (14), a linha 520 – TI Macaxeira / Parnamirim, do transporte público de Pernambuco, passará a operar por meio da integração temporal no Terminal Integrado Macaxeira. Essa mudança traz a necessidade dos passageiros embarcarem pela porta dianteira do ônibus e utilizarem o cartão VEM para liberar a catraca.

De acordo com informações do Grande Recife Consórcio de Transporte, nos horários de pico, um segundo validador poderá ser instalado na plataforma, agilizando o embarque dos usuários, que acessarão o coletivo pela porta do meio.

A integração temporal já é adotada nos TIs Joana Bezerra, PE-15 e Pelópidas Silveira, e agora também valerá para o TI Macaxeira. Esse sistema permite ao passageiro circular pagando uma única tarifa durante um intervalo de até 2 horas por sentido da viagem.

É importante ressaltar que a integração temporal só é possível com a utilização do cartão VEM. Pagamentos em dinheiro ou PIX não incluem a integração.

Dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife, 22 já operam completamente com a integração temporal. Desde 2017, essa modalidade vem sendo implantada e já está presente nos terminais Barro, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

Caso algum passageiro seja cobrado por uma segunda tarifa antes de completar o intervalo de 2 horas, ele poderá pedir o ressarcimento do valor. Basta apresentar a justificativa no momento da solicitação. Para isso, a orientação é entrar em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Será necessário informar dia, horário do ocorrido, números do cartão VEM e do CPF para a checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor será creditado de volta no cartão VEM.

Em relação à aquisição do cartão VEM, caso o passageiro ainda não o possua, é possível adquirir o tipo Comum gratuitamente. Basta procurar a equipe de cadastramento e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Após o cadastro, o usuário receberá o cartão. As recargas podem ser feitas em máquinas de autoatendimento nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM, localizado na rua das Ninfas, 278, no bairro da Boa Vista, no Recife. Além disso, há pontos de recarga e venda do VEM em parceiros descentralizados da Urbana-PE, espalhados pela Região Metropolitana do Recife.

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, o que permite ao Grande Recife Consórcio de Transporte aprimorar o planejamento do itinerário das linhas de ônibus.

Para atender às dúvidas, sugestões e reclamações dos usuários, a Urbana-PE disponibiliza canais de atendimento. A central de atendimento ao cliente do Consórcio pode ser contatada pelo telefone 0800 081 0158, das 7h às 19h, apenas para chamadas de telefone fixo. Já pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, é possível enviar mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivamente para reclamações. Além disso, é possível enviar demandas à Ouvidoria por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Com mais essa integração temporal, o transporte público de Pernambuco busca melhorar a circulação dos passageiros e otimizar o sistema de bilhetagem eletrônica, oferecendo mais agilidade e comodidade aos usuários. É importante que os passageiros fiquem atentos às mudanças e, caso ocorram cobranças indevidas, entrem em contato com a Urbana-PE para solicitar o ressarcimento.

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