Nasa lança missão rumo ao asteroide Psyche, revelando segredos de um corpo celeste metálico até então desconhecido

A agência espacial norte-americana, NASA, anunciou o lançamento de uma missão rumo ao asteroide Psyche, um corpo celeste feito de metal que até então não havia sido estudado. A expectativa dos cientistas é que se trate do núcleo de um antigo corpo celeste.

O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (13), às 10h19, horário local, a partir do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida. O foguete Falcon Heavy, da SpaceX, foi o responsável pelo lançamento e a missão transcorreu dentro do planejado.

A missão rumo a Psyche será longa, com a sonda percorrendo cerca de 3,5 bilhões de quilômetros até chegar ao asteroide, localizado na parte externa do cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter. A previsão é de que a sonda chegue até lá no verão boreal de 2029.

Segundo Lindy Elkins-Tanton, gestora científica da missão, esta será a primeira vez que a humanidade visitará uma região com uma superfície metálica. Psyche é densa e feita de metal, além de possivelmente conter outros materiais como rochas. A equipe de cientistas ainda desconhece completamente as características do asteroide.

Acredita-se que Psyche seja o núcleo de um antigo corpo celeste, cuja superfície foi arrancada por impactos de asteroides. A Terra, assim como Marte, Vênus e Mercúrio, possui um núcleo metálico. Esta missão proporcionará aos cientistas a oportunidade única de analisar o núcleo de um corpo metálico.

Durante a missão, serão utilizados três instrumentos científicos para estudar Psyche: imagens multiespectrais para fotografá-lo, espectrômetros para determinar sua composição e magnetômetros para medir seu campo magnético. A sonda também utilizará propulsores de Efeito Hall, que são uma novidade nas viagens interplanetárias, para se deslocar.

Além disso, a missão também testará um sistema de comunicação a laser, que permitirá a transmissão de mais dados do que as comunicações por rádio.

A expectativa é que a missão Psyche forneça informações valiosas sobre a formação do sistema solar, já que Psyche se formou há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Os cientistas estão ansiosos para descobrir se o asteroide sofreu erupções vulcânicas, se possui grandes rachaduras e como são as crateras de um corpo celeste metálico.

A NASA está entusiasmada com essa missão e acredita que ela abrirá novas possibilidades de exploração espacial. A gestora científica da missão, Lindy Elkins-Tanton, ressalta que esta é uma oportunidade única de estudar o núcleo de um corpo celeste metálico e de expandir o conhecimento sobre a formação do sistema solar.

Portanto, a missão rumo ao asteroide Psyche é um marco importante para a exploração espacial e promete trazer informações fascinantes sobre a composição e formação do sistema solar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo