Grupo de brasileiros embarca em ônibus rumo ao sul de Gaza após ordem de evacuação do norte

No último sábado, um grupo de brasileiros alojado em uma escola católica na Faixa de Gaza começou a se deslocar rumo ao sul da região em ônibus enviados pelo governo brasileiro. No entanto, o deslocamento dos cidadãos chegou a ser suspenso após o recebimento de “informações preocupantes”.

De acordo com o comunicado divulgado, instruções foram dadas para que todos voltassem imediatamente e ficassem longe da área até novas atualizações serem fornecidas. As fotos divulgadas pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramallah mostraram adultos e crianças colocando seus pertences no ônibus enquanto aguardavam o sinal verde para seguir viagem. No entanto, eles precisaram retornar à escola antes que as autoridades analisassem as informações e permitissem uma segunda tentativa.

Os ônibus já haviam chegado à escola na noite anterior, mas os brasileiros decidiram adiar a saída para garantir que o trajeto fosse seguro e livre de bombardeios. Agora, eles aguardam um sinal verde das autoridades para finalmente se deslocarem.

A embaixada informou que são 28 pessoas que desejam evacuação, sendo 22 brasileiros, 3 imigrantes palestinos e 3 familiares palestinos. Dentre eles, 14 são crianças, 8 são mulheres e 6 são homens adultos. A situação é dividida, com 16 pessoas na escola na cidade de Gaza e 12 fora, na cidade de Khan Younes, ao sul da Faixa.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou que o governo do Egito aceitou receber os brasileiros pela fronteira ao sul do enclave. A expectativa é que eles possam cruzar a fronteira neste sábado com a ajuda de um avião da Força Aérea Brasileira.

Desde quinta-feira, o governo brasileiro tem intensificado seus esforços diplomáticos para repatriar os brasileiros em Gaza. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Mauro Vieira e o Assessor Especial da Presidência, Celso Amorim, buscaram diálogo com egípcios e israelenses para garantir a segurança da retirada.

A Força Aérea Brasileira já transportou 494 brasileiros de volta ao Brasil através de suas aeronaves. Agora, espera-se que a aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, seja autorizada a seguir para o Egito e resgatar os brasileiros em Gaza.

A operação de repatriação ainda está em curso e o governo brasileiro continua trabalhando para assegurar a segurança e o retorno de seus cidadãos. A situação em Gaza continua tensa, com o ultimato de Israel aos habitantes do local gerando preocupação internacional. Espera-se que haja um prazo maior para que as pessoas possam deixar a região de forma segura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo