Quinto avião da FAB parte de Israel com brasileiros resgatados do Oriente Médio pelo confronto entre Israel e Hamas

No sábado (14), o governo brasileiro mobilizou o quinto avião para resgatar os brasileiros retidos no Oriente Médio devido ao confronto militar entre Israel e o grupo Hamas. A aeronave, um KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, com 215 passageiros a bordo, incluindo nove bebês, além da tripulação militar e 16 animais de estimação.

A previsão da FAB é que a aeronave chegue ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, no início da madrugada deste domingo (15), aumentando para 916 o total de brasileiros repatriados através da Operação Voltando em Paz. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, estima-se que serão necessários pelo menos 15 voos para trazer de volta ao país todos os brasileiros que solicitaram ajuda do corpo diplomático para deixar a região do conflito. O embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, garantiu que “todos os que quiserem sair, sairão”, demonstrando o compromisso do governo em trazer de volta seus cidadãos.

Mais de 2,7 mil cidadãos brasileiros atualizaram seus dados pessoais através de um formulário disponibilizado pela embaixada brasileira em Tel Aviv. No entanto, o diretor do Departamento Consular do Itamaraty, Aloysio Mares Dia Gomide Filho, explicou que nem todos manifestaram a intenção de deixar a região neste momento e alguns preencheram o formulário mais de uma vez, o que dificulta a estimativa exata do número de brasileiros na região.

Enquanto o quinto avião partia de Tel Aviv, o quarto avião empregado na Operação Voltando em Paz aterrissava no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com 207 passageiros a bordo. Além disso, uma sexta aeronave, um VC-2 da Presidência da República com capacidade para 40 pessoas, está em Roma, na Itália, aguardando autorização para seguir viagem até o Egito, onde o Ministério das Relações Exteriores planeja embarcar o grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza, território palestino sob ataque das forças militares israelenses.

A operação de resgate coordenada pelo governo brasileiro demonstra a preocupação em salvaguardar seus cidadãos que estão em uma das regiões mais afetadas pelos conflitos entre Israel e o grupo Hamas. A expectativa é que todos os brasileiros que desejam sair da região sejam repatriados com segurança o mais rápido possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo