Repórter Recife – PE – Brasil

Voos de repatriação de brasileiros em Israel são suspensos pela FAB e serão retomados na próxima terça-feira

Os voos de repatriação de brasileiros em Israel foram suspensos temporariamente pela Força Aérea Brasileira (FAB) e deverão ser retomados na próxima terça-feira. A medida foi tomada pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv com o objetivo de realizar uma recontagem das pessoas que ainda estão no país e precisam ser resgatadas.

De acordo com informações da embaixada brasileira em Israel, apenas uma parte dos brasileiros que solicitaram repatriação está comparecendo ao aeroporto de Tel Aviv para o embarque. No último sábado, a embaixada registrou a ausência de 24 pessoas. Por isso, decidiu suspender os voos temporariamente até que seja possível verificar quem ainda precisa ser resgatado.

No entanto, essa pausa não deve afetar o voo que irá resgatar os brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, pois a aeronave presidencial já está em Roma, na Itália, aguardando autorização das autoridades do Egito para atravessar a fronteira. Cerca de 30 brasileiros que estão alojados perto da fronteira aguardam a autorização do Egito para sair de Gaza.

Até o momento, a Operação Voltando em Paz, da FAB, já resgatou 916 brasileiros e 24 animais de estimação do território israelense. Essa operação contou com cinco voos e cerca de 3 mil pessoas solicitaram ajuda para deixar Israel, segundo informações do governo brasileiro.

No caso dos brasileiros que estão em Gaza, a Embaixada do Brasil no Egito enviou uma equipe de diplomatas para acompanhar as negociações que buscam conseguir a abertura da fronteira e permitir a retirada dos brasileiros. A equipe é liderada pelo embaixador brasileiro no Egito, Paulino Franco Neto.

Segundo o governo brasileiro, há 28 pessoas prontas para serem evacuadas de Gaza, sendo 22 brasileiros, três imigrantes palestinos e três palestinos. Entre eles, há 14 crianças, oito mulheres e seis homens adultos. Todos passarão juntos pela fronteira de Rafah.

A suspensão temporária dos voos de repatriação visa organizar melhor a operação e garantir que todas as pessoas que necessitam de resgate sejam atendidas. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv continua trabalhando em parceria com as autoridades locais para garantir a segurança e o retorno dos brasileiros ao país.

Sair da versão mobile