Começa em Brasília a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica: Futuro Conectado para Reconstruir o Brasil.

Nesta segunda-feira (16), teve início em Brasília a 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, um evento gratuito que busca divulgar e ampliar o conhecimento sobre essa modalidade educacional. Com o tema “Futuro Conectado: Educação Profissional para Reconstruir o Brasil”, a semana pretende desenvolver novas perspectivas através do intercâmbio de informações, ideias e conhecimentos.

De acordo com os organizadores, o objetivo é estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, aliada ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica. Ao longo dos sete dias de evento, serão apresentados mais de 280 projetos nos estandes, além de oficinas rápidas para o público em geral e uma área exclusiva para projetos de inovação e da cultura maker.

Para participar da mostra tecnológica, não é necessário realizar inscrições, mas para assistir aos seminários, oficinas, workshops e mesas-redondas será necessário se inscrever pela internet. Mais de 50 instituições estarão presentes nesta terceira edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, entre elas institutos federais, redes estaduais de educação, escolas técnicas vinculadas às universidades, Senai e Senac.

Além das instituições, haverá unidades móveis educacionais interativas, como o Laboratório Itinerante para Difusão Científica, do Instituto Federal Goiano, e uma unidade móvel sobre as tecnologias de manufatura digital, com scanner e impressão 3D, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Também haverá apresentações culturais e o Planetário do Instituto Federal do Acre para interagir com o público.

A programação conta com diversos eventos, como futebol de robôs, vivência de terapias orientais, introdução à robótica, programação 3D, produção de biscoitos com carapaças de camarão, artes com conchas, classificação dos grãos e da bebida de café, entre outros. Além disso, estão previstos workshops sobre o desenvolvimento da rede federal e sobre propostas metodológicas para a educação profissional e tecnológica.

Entre os projetos expostos no evento, destacam-se um mapa interativo do Brasil em relevo, desenvolvido pelo Instituto Federal de Farroupilha, e a cabeça robótica para interação e imitação afetiva, além do mapeamento aéreo com utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado e de Machine Learning para aplicações na agricultura de precisão, ambos do Instituto Federal do Ceará. Também serão apresentados outros projetos, como o Aplicativo de Encontros Esportivos Me2Play, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, e o Bastão de locomoção acessível, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, o evento é uma oportunidade para delinear estratégias e diretrizes para uma educação mais cidadã, inclusiva e inovadora. A educação profissional e tecnológica é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que tem como objetivo preparar os jovens para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade, abrangendo cursos de qualificação, técnicos, tecnológicos e de pós-graduação.

A programação completa da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica pode ser acessada no site do Ministério da Educação. A semana é uma oportunidade para conhecer os projetos desenvolvidos nessa área e refletir sobre o papel da educação profissional e tecnológica na reconstrução do Brasil.-

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo