Operação Nossa Senhora Aparecida 2023 registra redução de 3% nos acidentes graves e de 4,8% no número de feridos

Durante a Operação Nossa Senhora Aparecida 2023, que teve início no dia 11 de outubro e encerrou na madrugada do último domingo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um total de 926 acidentes nas estradas do país. Deste número, 263 foram considerados graves, resultando em 1.065 pessoas feridas e 79 mortes.

Comparando com o mesmo período do ano anterior, em 2022, houve uma redução de 3% no número de acidentes graves, com um total de 271 ocorrências. No entanto, o número de feridos aumentou em 4,8%, passando de 1.116 para 1.065. No que se refere às fatalidades, houve uma diminuição de apenas uma pessoa em relação ao ano anterior, totalizando 80 mortes.

A PRF ressalta que a operação é realizada durante um período de intenso fluxo de veículos e pedestres. Ao todo, mais de 54 mil veículos foram fiscalizados pelos mais de 9 mil policiais que estiveram escalados para a ação. Dentro deste contexto, foram realizados 31.564 testes de alcoolemia, resultando em 1.092 autuações por infração ao volante sob efeito de álcool.

Outras infrações também foram registradas durante a operação. Um total de 36.591 condutores foram flagrados dirigindo acima do limite de velocidade permitido na via, enquanto 5.697 foram autuados por ultrapassagens irregulares e 3.404 veículos foram autuados por motoristas e passageiros não estarem fazendo uso adequado do cinto de segurança.

No que tange às questões de segurança, um dado preocupante é o registro de 517 casos de crianças ou bebês que estavam sendo transportados sem o uso adequado da cadeirinha. Esta infração põe em risco a vida dos ocupantes do veículo, uma vez que o uso correto do equipamento de segurança é fundamental para reduzir o risco de lesões graves em caso de acidente.

Em relação à atuação no combate à criminalidade, a Operação Nossa Senhora Aparecida resultou na apreensão de 10 toneladas de maconha, bem como na retirada de circulação de 17 armas de fogo e 194 munições irregulares. Além disso, a PRF conseguiu recuperar 93 veículos com registro de roubo ou furto e deteve 593 pessoas.

Os resultados obtidos durante a Operação Nossa Senhora Aparecida evidenciam a importância de ações de fiscalização e conscientização nas estradas, visando garantir a segurança de todos os usuários. Com a atuação conjunta da PRF e demais órgãos de segurança, espera-se reduzir ainda mais os índices de acidentes, feridos e mortes nas rodovias brasileiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo