Anatel lança página com informações e dicas para evitar golpes e fraudes no setor de telecomunicações

O furto de contas de redes sociais, as chamadas falsas, o sequestro de linha e o golpe do WhatsApp falso são alguns dos golpes e fraudes mais comuns no setor de telecomunicações. Diante dessa realidade, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reuniu informações em uma página para ajudar os consumidores a entenderem como funcionam essas práticas e o que fazer para evitá-las. Além disso, a página também traz dicas de segurança e privacidade digital relacionadas ao uso seguro da internet.

Lançada nesta terça-feira (17), a página já reúne as principais fraudes aplicadas no momento e será constantemente atualizada conforme surgirem novas práticas criminosas. O superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, ressaltou a importância de estarmos cada vez mais atentos ao ambiente digital, que está cada vez mais presente em nossas vidas. Segundo ele, os criminosos têm explorado os aspectos desse ambiente para obterem ganhos indevidos, por isso é fundamental que os cidadãos estejam vigilantes para não se tornarem vítimas desses golpes.

Além da página com as informações sobre as fraudes mais comuns, a Anatel também lançou uma página com dicas para desenvolver habilidades digitais. Nela, é possível encontrar orientações de segurança para crianças, cursos online, publicações, estudos e licenças gratuitas. A superintendente de Relações com Consumidores, Cristiana Camarate, explicou que a expectativa é que até 2027 o Brasil esteja entre os 20 países com os cidadãos mais bem capacitados para exercerem sua cidadania digital. Segundo ela, as habilidades digitais podem ser aprendidas por qualquer pessoa, independente de sua idade ou nível de experiência.

O objetivo dessas iniciativas da Anatel é fornecer informações e orientações para que os consumidores possam se proteger dessas ameaças virtuais. No entanto, é importante lembrar que a responsabilidade pela segurança na internet também cabe a cada um de nós. Devemos sempre manter senhas fortes e atualizadas, desconfiar de mensagens suspeitas, evitar compartilhar informações pessoais, verificar a autenticidade de sites e aplicativos antes de fornecer dados, entre outras medidas de segurança. O uso consciente da tecnologia e a adoção de boas práticas podem evitar muitos transtornos e prejuízos.

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