Mais de 50% das compras em marketplaces utilizam cartões de crédito das mães dos titulares das contas online, revela pesquisa.

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian revelou que mais da metade das compras em marketplaces com o uso de cartões de crédito de parentes foram feitas com cartões pertencentes às mães dos titulares das contas nos sites de comércio eletrônico. O estudo analisou mais de 60 mil transações e constatou que 65,9% delas foram finalizadas com cartões de mães. Em seguida, foram usados os cartões de irmãos (14,9%), filhos (12,6%), avós (3,2%) e tios (1,9%). Já o parentesco menos comum nessas operações foram outros (1,5%), o que inclui pais, netos ou sobrinhos.

Uma informação importante que a pesquisa trouxe é que as compras feitas com os cartões de avós têm maior chance de serem contestadas do que as realizadas com os cartões de outros parentes. O risco de contestação das transações feitas com cartões de avós é 153,8% maior do que as de filhos, 135,7% maior do que as de irmãos e 73,7% maior do que as de mães. Isso indica que as compras feitas com os cartões de avós podem estar mais suscetíveis a fraudes.

Para o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, quando uma transação online desse tipo é contestada pelo titular, é sinal de que uma fraude pode ter ocorrido. Rocha reforça a importância de os donos dos cartões e as empresas se protegerem contra fraudes em ambientes digitais para evitar prejuízos financeiros. Ele sugere que emitir cartões digitais temporários e investir em processos inteligentes de combate à fraude podem ser caminhos eficientes para aumentar a segurança nas compras online.

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian mostram que no primeiro semestre de 2023, 45,5% das investidas criminosas registradas foram no setor de bancos e cartões. Além disso, houve um crescimento de 18% na quantidade de incidentes ligados a cartões bancários no último trimestre de 2022, em relação ao período anterior. Diante disso, a Serasa lançou o Fraudômetro, uma iniciativa que visa alertar pessoas e empresas sobre os golpes e fraudes que estão ocorrendo.

A Serasa Experian também lançou o mecanismo Verificação de Cartão, que identifica o risco de fraude por trás de cada transação online realizada com cartões de crédito chamados de não presentes. A validação é feita por meio do cruzamento de informações cadastrais do CPF do titular do cartão, os dados BIN e os últimos 4 dígitos. Introduzir essas ferramentas de segurança no e-commerce proporciona maior proteção tanto para as empresas como para os usuários na hora da compra.

Os especialistas da Serasa Experian também forneceram algumas dicas para os consumidores se protegerem. Eles recomendam que os documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes, que se desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado e que se tenha atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Além disso, é importante cadastrar as chaves pix apenas nos canais oficiais dos bancos e evitar fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site ou aplicativo do banco.

Por fim, a Serasa Experian observa que as empresas devem fazer análises de compras mais caras, verificar cadastros atualizados dos consumidores e consultar o perfil do cliente para avaliar os riscos das operações. Ele informa que muitas empresas estão investindo cada vez mais em soluções antifraude e tecnologias sofisticadas para garantir a segurança das transações. No entanto, destaca a importância de as empresas investirem preventivamente nessas soluções, para evitar prejuízos decorrentes de golpes e fraudes. A Serasa Experian é considerada a maior empresa de Datatech do Brasil e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

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