CTTU implanta ciclofaixa e área de trânsito calmo em Casa Amarela, no Recife, beneficiando pedestres e ciclistas.

Avançando em seu objetivo de promover segurança viária e mobilidade ativa no Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) implementou uma série de intervenções no entorno da Praça do Trabalho e entregou a nova Ciclofaixa Padre Lemos, localizadas em Casa Amarela, na Zona Norte da capital pernambucana. Com um total de 1,5 quilômetro de extensão, a ciclofaixa irá beneficiar aproximadamente 300 ciclistas diariamente. Além disso, a área de trânsito calmo utilizará o conceito de urbanismo tático para ampliar os espaços destinados aos pedestres e melhorar as travessias na região da Praça do Trabalho. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), por meio da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), uma referência em estruturas viárias seguras.

As vias contempladas pela nova ciclofaixa são: Rua Oscar de Barros, Rua Pedro Allain, Rua Padre Lemos, Rua Xavantes, Rua Eugênio Samico, Rua Paula Batista e a própria Praça do Trabalho. Dependendo da estrutura das vias, as ciclovias serão bidirecionais, unidirecionais ou ciclorrotas. No total, serão 1,5 quilômetros de extensão, formando uma rede interconectada de 176,5 quilômetros em todo o Recife.

Na região da Praça do Trabalho, haverá um tratamento diferenciado para os pedestres, com intervenções de desenho viário voltadas para a adaptação da velocidade máxima recomendada pela ONU para vias com grande circulação de pedestres, que é de até 30 km/h. Nesse sentido, estão sendo implantadas ao redor da praça 23 novas faixas de pedestres e uma área adicional de 680 metros quadrados para pedestres. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância de aumentar os espaços destinados a pedestres e ciclistas como parte essencial da transformação do ambiente urbano em favor das pessoas.

A implantação de áreas de trânsito calmo já se mostrou efetiva na redução de até 91% dos acidentes de trânsito com vítimas, como observado na Rua José de Alencar, na Ilha do Leite. Na Rua do Hospício, próxima à Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, a redução foi de 50%, enquanto no Largo da Paz, em Afogados, a redução foi de 40%. Ao todo, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas por essas intervenções.

Desde 2021, a Prefeitura do Recife tem se comprometido em adequar a velocidade em vias locais com grande circulação de pedestres e ciclistas como forma de evitar acidentes de trânsito com vítimas. Esse compromisso tem sido cumprido por meio de redesenhos urbanos que incentivam os veículos a se adequarem às velocidades estabelecidas nas vias. Beatriz Rodrigues, coordenadora local no Brasil da GDCI, destaca que essas ações são importantes para garantir a segurança de todos os usuários das vias e ressalta a necessidade de adaptação das vias locais com grande circulação de pedestres.

Além das intervenções no trânsito, também haverá uma mudança de circulação no entorno da área, com o objetivo de reduzir conflitos entre veículos. Um trecho da Rua Eugênio Samico e a Rua Reverendo Antônio Gueiros se tornarão vias de mão única com sentidos opostos. Sendo assim, para acessar a Avenida Norte a partir da Praça do Trabalho, será necessário utilizar a Rua Reverendo Antônio Gueiros e seguir pela Rua Oscar de Barros. Já para seguir da Rua Oscar de Barros em direção à Praça do Trabalho, será possível utilizar tanto a Avenida Norte quanto a Rua Eugênio Samico.

Com essas intervenções, a cidade do Recife busca promover uma convivência mais segura e harmoniosa entre pedestres, ciclistas e motoristas, incentivando o uso de modos de transporte ativos e sustentáveis.

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