Operação Voltando em Paz repatria brasileiros de Israel em nono voo da Força Aérea Brasileira.

A Operação Voltando em Paz, do governo federal, está realizando mais uma repatriação de brasileiros que estavam em Israel. O nono voo de repatriação está previsto para decolar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 17h desta sexta-feira (20). O destino da aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), será Tel Aviv, em voo direto.

O retorno dos brasileiros está programado para o domingo (22) à tarde, com o pouso do KC-30 na madrugada de segunda-feira (23) no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Essa operação já repatriou um total de 1.135 brasileiros.

Na madrugada desta quinta-feira (19), um outro avião da FAB, também KC-30, pousou no Rio trazendo 219 brasileiros repatriados da zona de guerra no Oriente Médio. Esse foi o sexto voo de repatriação e nele foram trazidos também 11 animais de estimação.

Entretanto, há um grupo de brasileiros na Faixa de Gaza que enfrenta dificuldades para serem retirados da região. Não há previsão para a saída dessas pessoas do enclave palestino. Um avião presidencial brasileiro já está no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para entrar na fronteira com o Egito e resgatar os brasileiros.

A Operação Voltando em Paz segue em andamento e tem como objetivo trazer de volta todos os brasileiros que estão em áreas de conflito no exterior. O governo federal continua empenhado em garantir a segurança e o retorno dos cidadãos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Esse é um trabalho conjunto entre a FAB, o Ministério das Relações Exteriores e outros órgãos do governo, que têm se empenhado para viabilizar as ações necessárias para a repatriação. A situação é acompanhada de perto pelo presidente Jair Bolsonaro, que busca soluções e autorizações para a realização dessas operações.

Enquanto isso, no Brasil, movimentos de solidariedade ao povo palestino têm sido realizados. No Rio de Janeiro, por exemplo, houve um ato em solidariedade aos palestinos. A situação delicada na região do Oriente Médio desperta preocupações e reflexões sobre a paz e a resolução dos conflitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo