Repórter Recife – PE – Brasil

Primeiro brasileiro vence no boxe nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e busca vaga para a Olimpíada de Paris 2024

A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile) está marcada para esta sexta-feira (20), porém, algumas competições já estão acontecendo. Uma delas é o boxe, que teve sua primeira luta na quinta-feira (19) com a participação de um brasileiro. Luiz Gabriel Oliveira, conhecido como Bolinha, enfrentou o canadense Victor Tremblay na categoria peso pena (até 57 kg) e saiu vitorioso, avançando para a próxima fase.

Bolinha é neto de Servílio de Oliveira, primeiro pugilista brasileiro a conquistar uma medalha olímpica no boxe, nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968. Desde o início da luta, o brasileiro partiu para cima e venceu o primeiro assalto por unanimidade dos cinco árbitros. No segundo assalto, Bolinha acertou uma sequência de golpes e a arbitragem declarou sua vitória por nocaute, após o canadense não conseguir se recuperar.

A vitória de Bolinha nos Jogos Pan-Americanos é de extrema importância para sua classificação nas Olimpíadas de Paris, que acontecerão em 2024. O torneio oferece duas vagas diretas para os Jogos do próximo ano, ou seja, o brasileiro está a apenas dois triunfos de garantir seu lugar na França.

Ao todo, o boxe em Santiago conta com 13 categorias, entre feminino e masculino. Onze delas irão classificar os finalistas para as Olimpíadas, enquanto outras duas (até 57 kg e até 60 kg, ambas no feminino) irão classificar as quatro melhores atletas, totalizando 30 vagas em disputa para Paris.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levou a maior delegação da história do país para um evento internacional, com 621 atletas. Antes da cerimônia de abertura, apenas o beisebol, o boxe e os saltos ornamentais já haviam começado as disputas. A partir do sábado (21), outras 54 modalidades entrarão em ação, definindo campeões e, em muitos casos, classificados para as Olimpíadas.

No total, 21 modalidades, incluindo o boxe, darão vagas diretas para Paris 2024, enquanto outras doze contarão pontos para os rankings de classificação. Até o momento, o Brasil já possui 105 vagas garantidas para a próxima Olimpíada.

Além disso, o objetivo do Brasil também é superar sua performance nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, onde obteve sua melhor campanha da história, ficando em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. Na ocasião, o país conquistou um recorde de ouros (54) e pódios (169).

Sair da versão mobile