Dia Mundial da Osteoporose: doença com mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil traz risco de fraturas ósseas.

Nesta sexta-feira (20), celebra-se o Dia Mundial da Osteoporose, uma doença comum no Brasil que registra mais de 2 milhões de casos por ano. Caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, a osteoporose deixa os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. Muitas pessoas não apresentam sintomas até que ocorra uma fratura.

Diversos fatores aumentam o risco de desenvolver essa condição, entre eles o envelhecimento, que está associado à perda de massa óssea; a hereditariedade, sendo mais frequente em pessoas com antecedentes familiares da doença; o excesso de consumo de tabaco e álcool; a imobilização prolongada, que pode ser minimizada através da prática regular de exercícios físicos para fortalecer os ossos; além do uso de medicamentos como corticoides, que, em tratamentos de longa duração, favorecem a redução da massa óssea.

A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) está lançando a Casa Segura Virtual, um guia digital que traz dicas e recomendações de como adaptar os ambientes da casa para garantir a segurança e diminuir o risco de quedas, especialmente para pessoas que possuem necessidades especiais decorrentes do envelhecimento.

A osteoporose é mais comum em mulheres acima dos 45 anos de idade e as fraturas resultam em mais dias de hospitalização do que muitas outras doenças, incluindo diabetes, infarto e câncer de mama. Além disso, a condição apresenta alta letalidade, sendo que cerca de 24% dos pacientes vão a óbito no primeiro ano após uma fratura de quadril.

No banheiro, ambiente onde ocorrem muitas quedas entre a população idosa, há diversas dicas para torná-lo mais seguro, como: ter sempre uma chave reserva guardada fora do cômodo para casos de emergência; utilizar cubas de semiencaixe, que permitem a aproximação com um andador; ter um armário próximo da pia para evitar desorganização e quedas de produtos; utilizar pisos de cerâmica não polidos para evitar escorregões; garantir a altura adequada do vaso sanitário e instalar barras de apoio ao redor dele; utilizar tapetes com fitas antiderrapantes; e instalar barras de apoio no box do chuveiro, além de outros dispositivos para facilitar o banho sentado.

É fundamental que medidas de prevenção sejam adotadas desde a infância, como a ingestão adequada de alimentos ricos em cálcio, a prática de atividades físicas regulares e a exposição solar para a formação de vitamina D. A osteoporose é um problema de saúde pública que demanda atenção e cuidados constantes para garantir a qualidade de vida e a segurança dos pacientes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo