Instituto JCPM realiza ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama no Recife, em alusão ao Outubro Rosa

No Recife, o Instituto JCPM está realizando diversas ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. Nesta segunda-feira (23), estudantes do Instituto foram às ruas de Brasília Teimosa e Pina, na Zona Sul da capital, conversar com moradoras e convidá-las a refletir sobre o autocuidado. A ação, intitulada “Cuidado que Transborda”, ocorreu nas ruas Arabaiana e São Luiz.

Paralelamente, na sede do IJCPM, no Shopping RioMar, 40 mulheres da comunidade de Brasília Teimosa foram convidadas a participar de uma roda de conversa com orientações de saúde, ministrada pela ginecologista Ladjane Delgado, seguida de atendimentos para exames da mama. As mulheres cadastradas passaram por um exame clínico conduzido pela equipe do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila e receberam orientações sobre o autoexame.

De acordo com a radiologista Mirela Ávila, diretora-médica do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila, as pacientes que apresentaram achados clínicos serão encaminhadas para a clínica, a fim de realizar exames de imagem mais adequados, como ultrassonografia ou mamografia. O Centro de Diagnóstico Lucilo Ávila oferece atendimento gratuito para essas mulheres.

As mamografias são indicadas para mulheres a partir dos 40 anos e devem ser realizadas anualmente. No entanto, em casos em que há quadros específicos ou maior risco de desenvolvimento do câncer de mama, o exame também é indicado para mulheres abaixo dessa faixa-etária.

Lúcia Pontes, diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM, ressaltou a importância de oferecer exames, já que muitas mulheres relataram não terem sido examinadas anteriormente. Além das palestras e conversas, os exames podem realmente mudar a vida de alguém.

A programação do evento contará também com mostras artísticas, que acontecerão no auditório do JCPM Trade Center, no Pina, a partir das 18h30. O evento reunirá 200 convidadas representantes de instituições locais, que poderão conferir a exposição “Cuidado que Transborda”, do fotógrafo Ubira Machado. A exposição apresenta um ensaio com 15 mulheres que passaram por tratamento de câncer, e suas histórias serão contadas no documentário “Sobre Existir”.

Além disso, haverá uma apresentação de dança do grupo Sereias Teimosas, formado por idosas de Brasília Teimosa. Na sequência, as médicas Márcia Pedrosa (mastologista) e Mirella Ávila (radiologista) conversarão com a plateia sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O evento é uma iniciativa importante para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Através de ações de orientação e realização de exames, o Instituto JCPM busca contribuir para a promoção da saúde e o bem-estar das mulheres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo