Recife sediará a 2ª edição do ELI Summit, encontro internacional de inovação, promovido pelo Sebrae e Porto Digital

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, o Armazém 14, localizado no Recife, será palco da segunda edição do Ecossistemas Locais de Inovação (ELI Summit). O evento, promovido pelo Sebrae Nacional e o Sebrae/PE, em parceria com a Anprotec e o Porto Digital, tem como objetivo principal o desenvolvimento de ecossistemas de inovação. A programação inclui a participação de líderes do setor produtivo inovador, instituições de pesquisa, mecanismos de inovação, agências de fomento, governos e investidores.

O tema central desta edição do ELI Summit é “Orquestração de Ecossistemas de Inovação”, que busca compartilhar experiências e discutir as melhores práticas. Para isso, o evento conta com a curadoria do renomado consultor Josep Miquel Piqué. Segundo Piqué, o grande desafio dos ecossistemas é coordenar os diversos agentes envolvidos para que haja um propósito em comum, que é impulsionar a inovação econômica e social.

Thiago Suruagy, gerente de Negócios Inovadores do Sebrae/PE, ressalta a importância da atuação dos líderes dos ecossistemas, que têm a capacidade de articular interesses diversos em prol do desenvolvimento do território. Ele destaca que os líderes devem agir como maestros, buscando o maior aproveitamento de cada um dos atores envolvidos no processo.

O ELI Summit é uma oportunidade de conexão e troca de experiências entre os diversos ecossistemas do país, sejam eles em desenvolvimento ou já consolidados. A parceria com Josep Miquel Piqué como curador do evento é essencial para identificar referências internacionais que podem contribuir para o desenvolvimento dos ecossistemas brasileiros. Atualmente, o Sebrae trabalha com mais de 200 ecossistemas utilizando a metodologia desenvolvida pela instituição.

Além disso, o ELI Summit 2023 contará com a participação dos bolsistas do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) Ecossistemas. Esses profissionais têm a missão de engajar e articular os atores locais em prol do ecossistema. Raquel Minas, analista de Inovação do Sebrae, destaca que o ALI é essencial para reforçar e aumentar a maturidade dos ecossistemas locais de inovação.

O evento contará com palestrantes internacionais, como Yetunde A. Odugbesan-Omede, Rafael Popper, Santiago Uribe e Jose Manuel Leceta Garcia. E também com nomes de peso do cenário nacional, como Silvio Meira, Moacir de Miranda, Adriana Flosi, Jeferson Cheriegate e Juliano Richter Pires.

Durante o ELI Summit 2023 será lançado o Mérito Bizzotto de Liderança Engajadora, uma premiação que tem como objetivo reconhecer as lideranças que se destacam nos ecossistemas, tanto tecnicamente quanto em mobilização e engajamento. A premiação é uma homenagem a Carlos Eduardo Negrão Bizzotto, profissional reconhecido na área de empreendedorismo inovador.

Além da programação do ELI Summit, o evento também contará com visitas técnicas aos ecossistemas de inovação no Recife e em Olinda nos dias 23 e 24 de outubro, e o encontro nacional ALI Ecossistemas e Encontro de gestores ELI no dia 24 de outubro, na sede do Sebrae PE.

O ELI Summit 2023 acontecerá no Armazém 14, localizado na Av. Alfredo Lisboa, s/n, Recife, PE. As inscrições podem ser feitas através do site oficial do evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo