Boxe feminino faz história nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 com quatro medalhas de ouro para o Brasil.

O boxe brasileiro fez história nos Jogos Pan-Americanos, conquistando quatro medalhas de ouro no Centro de Treinamento Olímpico de Santiago 2023. Essa edição do evento se tornou a que mais premiou atletas brasileiros, com um total de 12 pódios. Mas o destaque vai para as mulheres, que foram responsáveis por todas as medalhas douradas da equipe brasileira.

Carol “Naka” Almeida ganhou a medalha de ouro na categoria 50 kg, Jucielen Romeu venceu na categoria 57 kg, Bia Ferreira foi campeã na categoria 60 kg e Barbara Almeida conquistou o ouro na categoria 66 kg. Essas mulheres brilharam e elevaram o nome do Brasil no boxe pan-americano.

O treinador-chefe da equipe de boxe brasileira, Mateus Alves, ficou muito satisfeito com o desempenho das mulheres. Ele destacou o investimento em treinamento, as participações em competições internacionais e o pagamento em dia dos salários como fatores que contribuíram para a evolução do boxe feminino brasileiro. Ele afirmou que Brasil e Colômbia são as potências do boxe feminino no continente.

Além das medalhas de ouro, o Brasil também garantiu outras cinco medalhas de prata. Tatiana Chagas na categoria 54 kg, Michael Douglas Trindade na categoria 51 kg, Wanderley Pereira na categoria 80 kg, Keno Marley Machado na categoria 92 kg e Abner Teixeira na categoria +92 kg. Na quinta-feira, Viviane Pereira, Luiz Oliveira “Bolinha” e Yuri Falcão já haviam conquistado medalhas de bronze.

No surfe, o Brasil também teve um desempenho incrível. Na praia de Punta de Lobos, em Pichilemu, duas surfistas brasileiras garantiram vagas nas finais. Tatiana Weston-Webb no shortboard e Aline Adisaka no SUP (stand up paddle) venceram suas baterias e disputarão a medalha de ouro. A delegação brasileira também já tem garantidas mais três medalhas na modalidade, com Carlos Bahia e Chloé Calmon no longboard, e Luiz Diniz no SUP. Devido às condições climáticas, as finais serão realizadas na próxima segunda-feira.

O Brasil está brilhando nos Jogos Pan-Americanos, mostrando sua força e talento em diversas modalidades esportivas. As mulheres do boxe e os surfistas são exemplos do potencial brasileiro no esporte e estão elevando o nome do país no cenário internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo