Veículos com placas terminadas em 3, 4 e 5 devem circular com CRLV 2023 a partir de hoje.

A partir desta quarta-feira (1º), os proprietários de veículos com placas terminadas em 3, 4 e 5 devem circular apenas com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) referente ao exercício de 2023. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), o documento pode ser apresentado tanto em sua versão digital, por meio do celular, como impresso em papel A4.

Vale ressaltar que o CRLV é um documento de porte obrigatório e deixou de ser emitido em papel desde janeiro de 2021, em cumprimento à Resolução 809 do Contran. Portanto, os motoristas deverão estar com o documento atualizado para evitar multas e penalidades.

Para ter acesso ao CRLV eletrônico, é necessário que todos os débitos estejam quitados. Caso não haja restrições veiculares, o usuário deve baixar o CRLV-e no celular através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou acessá-lo no Portal de Serviços do DENATRAN. Há também a opção de solicitar atendimento no site do Detran-PE, na aba Veículos, seguindo os passos de Licenciamento IPVA – Agendamento e Consultas – Emissão de CRLV – CRLV Impresso (ano vigente), caso o proprietário não consiga baixar ou imprimir o documento eletrônico.

É importante ressaltar que circular com o CRLV fora de validade pode acarretar uma multa de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH do condutor do veículo, caracterizando uma infração gravíssima. Além disso, o veículo está sujeito a remoção para o depósito do Detran até que a situação seja regularizada e o licenciamento esteja em dia.

Para os veículos com placas terminadas em 6, 7 e 8, o prazo para utilizar o CRLV antigo vai até o final de novembro. Já os veículos com placas terminadas em 9 e 0 terão até o fim de dezembro para regularizar a situação.

É importante que os proprietários fiquem atentos aos prazos e às medidas necessárias para a obtenção do CRLV-e. Para mais informações sobre o passo a passo, é possível acessar o link disponibilizado pelo Detran-PE.

Com essa mudança, o Detran-PE busca modernizar e facilitar o acesso aos documentos veiculares, proporcionando maior agilidade e comodidade aos motoristas. É fundamental que todos fiquem atentos às determinações e evitem transtornos futuros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo