Repórter Recife – PE – Brasil

Brasil conquista quatro medalhas de ouro no judô no primeiro dia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago

No primeiro dia das disputas do judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, a equipe brasileira dominou o tatame e conquistou medalhas em todas as categorias em que competiu. Foram quatro medalhas de ouro para o Brasil, com destaque para a multicampeã Rafaela Silva, que fez história ao se tornar a primeira judoca do país a ser campeã de tudo no esporte.

Rafaela Silva, de 31 anos, havia sido campeã na categoria até 57 kg no Pan de Lima, em 2019, mas teve a medalha cassada após ser pega no doping. Determinada a se recuperar, ela fez duas lutas impecáveis e derrotou a argentina Brisa Gómez na final, aplicando dois wazaris e garantindo o ouro. Emocionada, Rafaela afirmou que essa vitória teve um sabor especial após os desafios que enfrentou nos últimos anos.

Outra jovem promessa do judô brasileiro, Aléxia Nascimento, também brilhou no tatame. A sul-mato-grossense de 21 anos venceu a mexicana Edna Carrillo na final da categoria até 48 kg, conquistando o primeiro ouro para o Brasil no Pan. Aléxia se credenciou para a competição com o título do Pan Júnior de 2021, realizado em Cali, na Colômbia. O pódio ainda contou com a pernambucana Amanda Lima, que garantiu o bronze ao derrotar a chilena Mary Dee Vargas.

Na categoria até 60 kg, Michel Augusto representou o Brasil e enfrentou o colombiano Johan Rojas na decisão. O paulista de 18 anos teve um início complicado, com duas punições por falta de combatividade, mas reagiu e pressionou o adversário, conquistando a vitória e o ouro para o Brasil.

Larissa Pimenta, que já havia sido campeã no Pan de Lima, em 2019, revalidou o título na categoria até 52 kg. A paulista de 24 anos venceu a mexicana Paulina Martinez na final, aproveitando as punições acumuladas pela adversária para garantir a vitória e o bicampeonato.

Além das quatro medalhas de ouro, o Brasil também garantiu uma medalha de bronze no primeiro dia de disputas. Willian Lima, de 23 anos, conquistou o bronze na categoria até 66 kg ao vencer o peruano Juan Postigos.

Com esse desempenho incrível, o judô brasileiro mostrou sua força logo no início dos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, mais seis judocas brasileiros entrarão em ação, buscando manter a sequência de vitórias. Ketleyn Quadros, Aléxia Castilhos, Luana Carvalho, Daniel Cargnin, Gabriel Falcão e Guilherme Schimidt representarão o Brasil nas eliminatórias, que começam às 10h (horário de Brasília).

Os atletas brasileiros estão motivados e confiantes em suas performances, e esperam continuar brilhando no tatame de Santiago. O judô é uma modalidade em que o Brasil tem tradição e que sempre traz resultados expressivos nas competições internacionais. Os Jogos Pan-Americanos são mais uma oportunidade para os judocas brasileiros mostrarem seu talento e buscar mais conquistas para o país.

Sair da versão mobile