Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação inaugura cinco Redes de Fibra Óptica em cidades do Agreste, Mata Sul e Sertão

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e da Rede Nacional de Pesquisas (RNP), inaugurou nesta quinta-feira (26/10) cinco Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Comep). Essas redes utilizam a infraestrutura da Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (Repepe) para levar conectividade de alta velocidade e qualidade para cinco municípios do estado. Com isso, o número total de municípios conectados à Repepe chega a sete, incluindo Recife e Petrolina.

A cerimônia de lançamento das redes aconteceu no auditório da Secti/PE e contou com a presença da secretária estadual de CT&I, Mauricélia Montenegro, do secretário-executivo da Secti/PE, Kenys Bonatti, da presidente da Facepe, Fernanda Pimentel, e de representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa. As cinco redes beneficiam 16 instituições estaduais e federais de Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Belo Jardim e Serra Talhada, através de 126 quilômetros de redes de fibra óptica, que oferecem conectividade de 1 a 10 Gbps.

Artigos relacionados

A secretária Mauricélia Montenegro destacou a importância desse avanço na conectividade para o desenvolvimento do estado. Ela ressaltou a necessidade de conectar não apenas as instituições de ensino superior, mas também as escolas. Nesse sentido, projetos como Educação Conectada e Giga Léguas estão previstos para levar internet para 184 escolas municipais e estaduais até 2024. Além disso, o governo planeja conectar mais 32 municípios até 2026.

Atualmente, as escolas estaduais possuem conexão de até 10Mbps. Com a nova rede implantada pela Repepe, esse valor pode chegar a 10Gbps, representando um aumento significativo na capacidade de conexão das escolas. O diretor-adjunto de Relacionamento Institucional da RNP, Gorgônio Araújo, ressaltou que a implantação dessas redes comunitárias é uma forma de promover infraestruturação no interior do estado, através da colaboração entre o governo, outras políticas públicas e a iniciativa privada.

O processo de implantação das redes teve início em 2019 e foi concluído em 2022. O lançamento oficial representa a institucionalização junto ao sistema da RNP, possibilitando a formação do comitê gestor da rede de cada município e o avanço das ações, como adesão de novas instituições e expansão da rede.

Durante a inauguração, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a RNP e a Secti/Facepe, com o objetivo de promover o desenvolvimento de ações de fomento relacionadas às redes de comunicação e uso de tecnologia da informação e comunicação, voltadas à Repepe. O evento contou com a presença de representantes de instituições de ensino superior, que participaram de forma online.

Com a implantação das cinco redes na última quinta-feira, o estado de Pernambuco dá mais um passo em direção à democratização do acesso à internet e à promoção da educação e pesquisa de qualidade em diversas regiões. A expansão da Repepe representa uma grande conquista para o estado e um importante marco na busca pelo desenvolvimento tecnológico e social.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo